.

CLIQUE AQUI PARA VOLTAR À PÁGINA INICIAL

.

ACIDENTES AERONÁUTICOS

OCORRIDOS NO BRASIL EM 1984

.

MENU


ACIDENTES
AÉREOS NO
BRASIL

ACIDENTES
AÉREOS NO
MUNDO

ACIDENTES DE

HELICÓPTERO

NO BRASIL


CLIQUE AQUI E LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO E ESPAÇO

O ACIDENTE

NO VOO 447

AIR FRANCE


A TRAGÉDIA

EM CONGONHAS

VOO 3054


O DESASTRE

NO VOO 1907

DA GOL


A TRAGÉDIA

COM O FOKKER 

 100 DA TAM


ACIDENTES

HISTÓRICOS

CAIXA-PRETA

VÍDEOS DE
ACIDENTES

AERONAVES

EMPRESAS AÉREAS

AEROPORTOS

INFORMAÇÕES

E SERVIÇOS


HISTÓRIA E

CURIOSIDADES


ARTIGOS

IMAGENS DE

ACIDENTES

NO BRASIL


IMAGENS DE

ACIDENTES

NO MUNDO


LINKS E
 PARCERIAS

Quer ser um

site parceiro?


FALE CONOSCO

FALE CONOSCO




ANUNCIE

NESTE SITE


..

25.09.1984

Aviação Naval Brasileira

Westland SAH-11 Lynx Mk21

Prefixo: N-3020

 

 

A aeronave foi derrubada por uma onda no Oceano Atlântico, às 23:40 hs., a partir do convés do Fragata Niterói (F40).

 


 

24.09.1984

Mecon Táxi Aéreo

Piper PA-31 Navajo

Prefixo: PT-BKB

 

Seis integrantes de duas equipes de telejornalismo  - da TV Bandeirantes, de São Paulo, e outra da TV Brasil-Oeste (Rede Manchete), de Cuiabá - morreram em consequência da queda e explosão do bimotor PT-BKB, da empresa de táxi aéreo Mecon.

 

A equipe da TV Bandeirantes era formada pelo jornalista Miguel Bueno Filho e pelo operadores Ademar Santos Martinez, Jorge Luis Castilho e Antonio Nogueira. A equipe da TV Brasil-Oeste era constituída pelos cinegrafistas Ozeno Martins e Josias Alves.

 

No acidente morreram, também, o fotógrafo Osmar Cabral, da Secretaria de Comunicação Social do Governo de Mato Grosso, e o piloto Walfrido Queiroz Pironi.

 

As equipes de jornalismo faziam a cobertura de uma viagem do governador Júlio José de Campos, para inspeção e inauguração de obras nos municípios de Colider e Aripuanã, a mais de 800 quilômetros ao norte de Cuiabá.  

 

"Apagou um motor. Estou voltando". Esta foi a última comunicação do piloto Walfrido Pironi, ouvida às 7:28 hs. por seu colega Isaias Holanda, da mesma empresa de táxi aéreo, que havia decolado de Aripuanã em um outro Piper Navajo, cinco minutos antes do PT-BKB.

 

Holanda não conseguiu mais contato por rádio com Pironi e voltou imediatamente para procurar o avião acidentado, que foi encontrado em chamas, com apenas a cauda inteira, a seis quilômetros da pista do aeroporto, no meio da mata, em local de difícil acesso.

 

Segundo informações de Holanda, o PT-BKB havia caído "de asa", isto é, teria inclinado demais ao fazer a curva para voltar, ou por falta de sustentação devido ao motor parado.

 

A empresa Mecon informou que o piloto Walfrido tinha experiência de mais de duas mil horas como piloto de aviões desse tipo e que as condições visuais de tempo eram boas para voo visual.

 

Integrantes da comitiva do governador, o Piper Navajo PT-BKB já havia sofrido outra pane, no dia anterior, ao descer no aeroporto de Matupá, município de Colider, provocando o protesto de seus passageiros, inclusive o jornalista Miguel Bueno Filho, uma das vítimas do acidente.

 

Edição de texto: Jorge Tadeu da Silva - Fonte: jornal Folha de S.Paulo

 

.

.

Folha de S.Paulo, 25.09.1984

 


 

24.09.1984

Particular

Embraer EMB-711C Corisco

Prefixo: PT-NNC

 

O pequeno avião de propriedade do empresário Valdir de Castro Lima, dono da Valcastro Viação, caiu no Aeroporto de Januária, norte de Minas Gerais, depois de perder uma das asas ao bater contra um mastro de bandeira. O avião ainda voou alguns segundos, mas em seguida explodiu, matando o piloto João Cássio Pimenta, de 45 anos.

 

Segundo consta, o aparelho vinha de Montes Claros com dois passageiros, que desceram numa fazenda, antes da chegada em Januária, onde está localizada a empresa do proprietário do avião.

 


 

06.08.1984

Rio Sul Serviços Aéreos Regionais

Fokker F-27 Friendship 200

Prefixo: PT-LCZ

 

 

Ao meio-dia de 6 de agosto de 1984, após voo de treinamento, durante a aterrissagem no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, o avião da Rio Sul ultrapassou a pista e acabou caindo na Baía de Guanabara. Os sete ocupantes escaparam ilesos.

 

Foto via baaa-acro.com

 


 

11.07.1984

FAB – Força Aérea Brasileira

Embraer P-95 Bandeirante

Prefixo: FAB 7054

 

Acidente m Recife, PE. Sem relato de vítimas.

 

 


 

28.06.1984

TAM Transportes Aéreos Regionais

Embraer 110C Bandeirante

Prefixo: PP-SBC

 

 

O avião decolou do Aeroporto do Galeão, na cidade do Rio de Janeiro, às 08:34 hs., para um voo de 40 minutos com destino a Macaé, também no estado do Rio, com dois tripulantes e 16 passageiros.

 

O avião PP-SBC - Foto via aeroportodemacaerjsbme.blogspot.com.br

 

O avião havia sido fretado pela Petrobras para levar quatorze funcionários de quatro canais de televisão brasileiros para Macaé. De lá, eles iriam embarcaram em um helicóptero visitar algumas plataformas de petróleo off-shore na Bacia de Campos, onde fariam reportagens sobre o recorde atingido - no dia anterior - de 500 mil barris diário de petróleo explorado no Brasil.

 

O comandante Edison Ferreira da Silva fora baseado em São Pedro da Aldeia (RJ) ao tempo em que servira à Força Aérea Brasileira como jovem oficial aviador, após concluir o Curso de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica. Seu copiloto era Carlos Augusto Videira.

 

Entre os jornalistas, encontravam-se Luiz Eduardo Lobo, de 27 anos, que cobrira a Guerra das Malvinas para a TV Globo, Maria D’Ajuda Medeiros dos Santos, da TV Educativa, e Ulisses Madruga, da TV Manchete, todos profissionais bastante conhecidos do público por apresentarem telejornais.

 

Ao ser informado de que Macaé passara a operar por referências visuais, Edison cancelou o plano de voo por instrumentos e informou à estaçãorádio local que prosseguiria de acordo com as regras de voo visual (VFR). Foi a última mensagem do PP-SBC.

 

Por volta das 9 horas daquela manhã, o bimotor colidiu na vertente sul do Morro de São João, numa fazenda do Distrito de Barra de São João, no município de Casimiro de Abreu, no Rio de Janeiro, que se eleva a 400 metros de altitude e a um quilômetro do litoral, entre as cidades de Barra de São João e Rio das Ostras.

 

Descendo visual, o avião penetrou na nuvem que encobria o único morro existente em toda a rota. Sem visibilidade, esperando a qualquer momento retomar o contato visual com o terreno, confiante na inexistência de obstáculos significativos na rota que tanto percorrera anteriormente – o Morro de São João destacava-se, isolado, na paisagem –, Edson entrou voando no morro.

 

O avião penetrou na mata, colidiu violentamente com o solo e explodiu, desfazendo-se em pedaços. Todos a bordo morreram instantaneamente. Apenas o corpo do copiloto Videira foi poupado das chamas. Expelido da cabine pelo impacto, foi localizado sobre os galhos de uma árvore.

 

Todos os 18 ocupantes morreram. Entre as vítimas estava o piloto Edson Ferreira da Silva, o copiloto, Carlos Augusto Videira e dois funcionários da Petrobras, Mário Saldanha Filho, 40 anos, e Samuel Pinto Simão, 34 anos.

 

Da Rede Globo, morreram o repórter especial Luís Eduardo Carneiro Lobo, o "Lobinho", de 27 anos; Dario Duarte da Silva, cinegrafista, 28 anos; o cinegrafista Jorge Antonio Leandro, de 46 anos, e Lewy Dias da Silva, operador de vídeo-tape, 21 anos.

 

Da TV Manchete, morreram o repórter Ulisses Madruga, 29 anos, o cinegrafista Luis Carlos Martins Viana, 33 anos, e o auxiliar de externa, Jorge da Silva Santos, de 26 anos. Um outro funcionário da TV Manchete estava no voo, mas na equipe da TV Educativa, de onde era também funcionário: Ivan dos Santos Cardoso, 27 anos, cinegrafista.

 

No grupo da TV Educativa estavam a repórter Maria da Ajuda Medeiros dos Santos, 39 anos; o cinegrafista Ivan dos Santos Cardoso e o operador de áudio Jorge Coelho, de 34 anos.

 

Da TV Bandeirantes morreram a repórter Regina Célia Santana Dias, 28 anos; o cinegrafista Geraldo Ferreira Veloso, 31 anos; e Luis Carlos de Souza, 23 anos, auxiliar de externa. 

 

   Folha de S. Paulo, 29.06.1984

 

Macaé rapidamente veio a se transformar na maior base de operações offshore do Brasil. Seu aeroporto foi dotado de auxílios à navegação e aproximação para atender à demanda da Petrobrás, pois a Bacia de Campos passou a responder pela maior parte da produção nacional de petróleo. A TAM aperfeiçoou sua cultura operacional, renovou totalmente sua frota e se expandiu nacional e internacionalmente, vindo a conquistar a liderança do mercado doméstico brasileiro de passageiros.

 

Com informações do livro "O Rastro da Bruxa", de Carlos Ari César Germano da SIlva

 


 

18.04.1984

 

Colisão aérea em Imperatriz, no Maranhão

 

Embraer 110EJ Bandeirante

VOTEC Serviços Aéreos Regionais

Prefixo: PT-GJZ

 

Embraer 110EJ Bandeirante

VOTEC Serviços Aéreos Regionais

Prefixo: PT-GKL

 

 

 

Duas aeronave Bandeirantes da VOTEC, uma procedente de Serra Pelada (PA), e a outra de São Luís (MA), se chocaram ao fazer a aproximação para pouso no Aeroporto de Imperatriz, Maranhão.

 

O Bandeirante PT-GJZ, após colidir contra o PT-GKL, tendo perdido um motor e parte de uma das asas, ficou totalmente fora de controle e caiu em parafuso, em um terreno próximo a Imperatriz (MA) causando a morte de seus dois tripulantes e 16 passageiros.

 

O PT-GKL ainda conseguiu pousar forçado no rio Tocantins e apenas um passageiro morreu dentre os 18 ocupantes.

 

Jornal do Brasil

 


 

08.04.1984

Líder Táxi Aéreo

Bell 206B-3 JetRanger III

Prefixo: PT-HPF

 

 

O helicóptero, em voo de treinamento com três ocupantes a bordo, caiu próximo a Macau, no Rio Grande do Norte, deixando uma vítima fatal.

 


 

28.03.1984

Líder Táxi Aéreo

Learjet 24D

Prefixo: PT-LCN

 

 

O avião decolou às 8h12 do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), com destino a Florianópolis (SC), levando a bordo dois tripulantes e dois passageiros, o empresário Almiro Barrichelo Junior, e o executivo Carlos Santos Rocha.

 

O último contato entre o avião e a torre de controle ocorreu às 8h45min. A aeronave, então, foi dada como desasparecida e o Salvaero iniciou as buscas.

 

 

Posteriormente, constatou-se que, durante a aproximação para a aterrissagem no Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, a aeronave, vindo numa altitude muito baixa, colidiu contra o Monte Sangão, localizado a 23 km do Aeroporto de Florianópolis, em Santa Catarina. Os dois tripulantes e os dois passageiros morreram.

 

Clique aqui para ler o Relatório Final deste acidente

 


 

14.03.1984

VOTEC Serviços Aéreos Regionais

Hughes 369D (500D)

Prefixo: PT-HOG

 

 

Caiu no Oceano Atlântico, na costa de Macaé, no Rio de Janeiro. Dos seis ocupantes, dois morreram no acidente.

 


 

17.01.1984

Táxi Aéreo Candeias

Piper PA-31 Navajo

Prefixo: PT-IMF

 

Avião com dois tripulantes e seis passageiros caiu sobre um sobrado da Rua Doutor Genésio Pereira, no bairro Carandiru, zona norte de São Paulo, logo após a decolagem do Campo de Marte, em São Paulo, causando a morte de sete pessoas, ferindo três com gravidade e destruindo parcialmente três residências.

 

O bimotor pertencente a uma empresa de táxi aéreo de Rondônia, decolou às 10:26 hs., com destino a Porto Velho (RO), com escala prevista para São José do Rio Preto, no interior de São Paulo.

 

Segundo o Departamento de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeroviários, apenas um dos motores estava funcionando no momento da queda. O aparelho ficou em desequilíbrio e caiu em vertical (de nariz para baixo).

 

O avião incendiou-se e carbonizou seus ocupantes, ficando reduzido a um monte de ferros retorcidos na casa de numero 57, a mais atingida.

 

Morreram no acidente os seis ocupantes do avião: o comandante Esli Freitas Cabral, o copiloto Ezequias Freitas Cabral (eram irmãos), Zilda Braga de Carvalho e suas duas filhas, Lourdes e Norma, além de outra mulher identificada apenas como Eloneide. Em solo, morreu o pedreiro Francisco Clemente Ferreira, de 50 anos, que trabalhava na casa nº 57, a mais atingida pela aeronave.

 

Uma rachadura na pá de uma das hélices - que teria paralisado um dos motores -  foi apontada inicialmente como uma das causas mais prováveis para o acidente.

 

.

.

Folha de S. Paulo, 18.01.1984

 


 

Você tem mais informações sobre estes ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


.

Fontes: Folha de S.Paulo, Jornal do Brasil, ASN, BAAA-ACRO, Wikipédia e FAB.

Edição de texto e imagem: Jorge Tadeu da Silva


Voltar a página anterior

Ir para a página seguinte

. . . .
Este site está em The Best Aviation Sites
. . . .

Desde 2006 ® Direitos Reservados - Jorge Tadeu da Silva