CLIQUE AQUI PARA VOLTAR À PÁGINA INICIAL

.

DETALHES DE ACIDENTES AERONÁUTICOS

OCORRIDOS NO BRASIL ENTRE 1940 E 1949

.

MENU


ACIDENTES
AÉREOS NO
BRASIL

ACIDENTES
AÉREOS NO
MUNDO

ACIDENTES DE

HELICÓPTERO

NO BRASIL


O ACIDENTE

NO VOO 447

AIR FRANCE


A TRAGÉDIA

EM CONGONHAS

VOO 3054


O DESASTRE

NO VOO 1907

DA GOL


A TRAGÉDIA

COM O FOKKER 

 100 DA TAM


ACIDENTES

HISTÓRICOS

CAIXA-PRETA

VÍDEOS DE
ACIDENTES

AERONAVES

EMPRESAS AÉREAS

AEROPORTOS

INFORMAÇÕES

E SERVIÇOS


HISTÓRIA E

CURIOSIDADES


ARTIGOS

IMAGENS DE

ACIDENTES

NO BRASIL


IMAGENS DE

ACIDENTES

NO MUNDO


LINKS E
 PARCERIAS

Quer ser um

site parceiro?


O ARQUIVO DO FUTEBOL

FALE CONOSCO

FALE CONOSCO




ANUNCIE

NESTE SITE


1949

19.12.1949

Aerovias Brasil

Douglas DC-3 (C-47A-30-DK Dakota III)

Prefixo: PP-AXG

O avião, nomeado "Amazonas", decolou do Aeroporto Goiabeiras (VIX/SBVT), em Vitória, no Espírito Santo, levando três tripulantes e três passageiros para um vôo de treinamento. O DC-3 deixou de funcionar possivelmente sobre o mar. Os seis ocupantes desapareceram junto com o avião.

 


 

12.12.1949

REAL Aerovias

Douglas DC-3

(C-47-DL)

Prefixo: PP-YPM

Na manhã de 12 de dezembro de 1949, o DC-3 PP-YPM, decolou do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com detino a Jacarezinho e Londrina, no Paraná. Depois de algum tempo, os dos ADF (Automatic Direction Finder), equipamento essencial de radio navegação da época, deixaram de funcionar, inviabilizando o voo por instrumentos (IFR). Em razão do imprevisto, o Comandante Carlos Alberto Pires Rocha, de apenas 23 anos, decidiu retornar a São Paulo, sede da empresa  sua maior base de manutenção.

No entanto, ao sobrevoar Itapetininga, pousou no Aeródromo local e entrou em contato com o setor de operações da REAL, recebendo orientações para prosseguir em voo visual até Jacarezinho, o que implicava em voar baixo, sob a camada de nuvens.

Seguindo a orientação da empresa, o Comandante Rocha decolou de Itapetininga e manteve o avião sob a camada de nuvens até as proximidades de Jacarezinho, quando as condições meteorológicas deterioraram-se. Bloqueado pelo mau tempo, decidiu alternar para Ribeirão Claro.

Voando baixo, com visibilidade reduzida pela forte chuva, no início da tarde daquele 01 de dezembro de 1949, O DC-3 da Real Aerovias, acidentou-se ao colidir com uma colina, a Serra dos Ruvina, em Ribeirão Claro, no Paraná, desintegrando-se.

É sabido que o jovem comandante, Carlos Alberto Pires da Rocha, com apenas 23 anos de idade, foi forçado a realizar o voo mesmo com as condições desfavoráveis. A bordo estavam quatro tripulantes e dezesseis passageiros. Sobreviveram apenas dois dos passageiros.

Fonte: livro 'O Rastro da Bruxa', de Carlos Ari César Germano da Silva

Serra dos Ruvina, local da colisão do DC-3 - Foto: Panoramio

 

 

30.09.1949

TABA -Cia. de Transportes Aéreos Bandeirantes

Consolidated PBY-5A Catalina

Prefixo: PP-BLB

O avião tipo Catalina, prefixo PP-BLB, da TABA (antiga Transportes Aéreos da Bacia Amazônica), que partiu do Rio de Janeiro, no dia 30/9/49, com destino a Porto Alegre, ao amerrissar no porto da Cidade de Iguape, no Estado de São Paulo, bateu num banco de areia, partindo-se ao meio e submergindo nas águas do rio que ali desemboca. Pilotava o aparelho o próprio diretor da empresa, Comandante Carl Heinz Eberius, que levava como co-piloto Eduardo Dohle, como telegrafista José Couto e como mecânico, Paulo Cesar Niemeir. Os quatro faleceram no local.

O Catalina PP-BLB, a aeronave envolvida no acidente

 


 

30.09.1949

TABA -Cia. de Transportes Aéreos Bandeirantes

Douglas DC-3

Prefixo: PP-BLC

O DC-3 Douglas, prefixo PP-BLC se acidentou em 30 de setembro de 1949, ao pousar em Iguape (SP), quando foi prestar socorro aos sobreviventes do acidente envolvendo a aeronave Consolidated PBY-5A Catalina, prefixo PP-BLB da mesma empresa (acidente descrito acima).

Após ser recuperado, o Douglas DC-3, da TABA, foi vendido à empresa REAL Transportes Aéreos, onde passou a operar sob o prefixo PP-YPX, vindo a se acidentar em 17 de setembro de 1951.

Histórico da aeronave:

42-32928 - Força Aérea dos Estados Unidos (USAF)

PP-AZA - Empresa Aerovianca Atlantica (ATDB)

PP-BLC - Transportes Aéreos Bandeirantes (TABA)

PP-YPX - REAL Transportes Aéreos

 


 

01.09.1949

FAB – Força Aérea Brasileira

Grumman UC4F-2 Widgeon (G-44)

Prefixo: 2674

 

 

Acidentado em Belém, PA

 


 

??.09.1949

VARIG

Junkers A50 ce

Prefixo: PP-VAI (P-BAAI) / (PP-REL)

Acidente com o avião conhecido como VARIG 'Minuano' Pena. A data precisa do acidente é desconhecida.

Em 1931, a Varig adquiriu dois monomotores Junkers A-50. O primeiro deles recebeu o prefixo P-BAAE e o segundo, P-BAAI, mais tarde PP-VAI, que recebeu os nomes de Bagé e Minuano e ainda foi utilizado como avião-escola na VARIG Aéreo Esporte até 1944.

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


 

03.08.1949

Linhas Aéreas Brasileiras

Douglas DC-3 (C-47A-45-DL)

Prefixo: PP-AJB

As hélices dos motores no. 1 e no. 2 desprenderam-se durante o vôo. O avião fez um pouso forçado próximo de Joinville, SC.


 

02.08.1949

VARIG

Curtiss C-46D-10-CU

Prefixo: PP-VBI

O Curtiss C-46, PP-VBI, partiu de São Paulo às 11:23 hs. com destino a Porto Alegre. Uns 20 minutos antes da chegada, foi notado fogo no compartimento de carga 'G'.

O piloto executou uma descida de emergência enquanto a tripulação tentava, em vão, extinguir o fogo. O piloto e o co-piloto não conseguiam ver seus instrumentos devido a fumaça espessa na cabine. Para conseguir enxergar, tinham que manter suas cabeças fora da janela do avião para conseguir realizar uma aterrissagem de emergência em terreno montanhoso.

Os passageiros aglomeraram-se em pânico na extremidade dianteira do avião numa tentativa de escapar do fogo. Isso causou uma mudança perigosa e repentina no centro de gravidade do avião. O Curtiss C-46 balançou violentamente durante a aterrissagem em piso ruim, na Província de São Francisco de Paula, Jaquirana, RS.

A bordo estavam seis tripulantes e trinta passageiros. Faleceram quatro passageiros e um tripulante, o comissário João Motta Ferreira.

Causa provável:

O fogo no compartimento de carga 'G' do avião não foi determinado pela investigação com o causa do acidente, que supôs que diversos fatores contribuintes podem ter existido, como a ignição do material inflamável contida no compartimento de carga ou com os passageiros ou uma ponta de cigarro acesa que caiu no compartimento de carga através de um furo aberto no assoalho da aeronave ou um furo de rebite (considerou uma possibilidade muito remota).

O relatório indica que diversos passageiros, possivelmente estudantes, traziam potes com petróleo da Bahia, podem ter contribuído para a ocorrência do acidente.

 

 


 

07.06.1949

FAB - Força Aérea Brasileira

Correio Aéreo Nacional

Douglas DC-3 (C-47B-50-DK)

Prefixo: FAB-2023

O avião militar - em missão pelo Correio Aéreo Nacional - ia do Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis (FLN/SBFL), SC, com destino ao Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, RS (POA), RS. A bordo estavam 13 recrutas, nove civis (incluindo quatro mulheres) e duas crianças, um grupo de seis tripulantes. O vôo 2023 estava em um vôo rotineiro. Logo após a decolagem de Florianópolis, às 14 horas, o C-47, realizava o vôo sob condições meteorológicas adversas.

Quatro minutos após a decolagem, a tripulação informou pelo rádio que estavam voando por instrumentos. Em seguida o DC-47 chocou-se no Pico da Cambirela, no município de Palhoça, em Santa Catarina.

As equipes de resgate levaram 27 horas para chegar ao local do acidente.

Todos os 28 ocupantes morreram no acidente. Era - até aquele momento - o pior acidente da história da aviação brasileira.

Fonte: Times

 


 

05.05.1949

O. Steiner

Curtiss C-46A-5-CK

Prefixo: PP-DKF

Acidente próximo ao município de Tupaciguara, MG.

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


 

20.04.1949

TCA - Transportes Carga Aérea

Douglas DC-3 (C-47A-90-DL)

Prefixo: PP-ASB

O DC-47 vinha do Rio de Janeiro. A aproximação ao aeroporto de Porto Nacional (PNB/SBPN), em Tocantins, foi abandonada e o piloto aplicou o potência cheia nos motores. O motor nº. 1 falhou e o controle foi perdido. O C-47 golpeou em direção ao solo, fazendo com que a engrenagem principal esquerda fosse cortada fora. O avião foi destruído pelo fogo. Sem mortes.

Causa provável

 

Falha de motor no sistema hidráulico e outras causas tiveram apuração prejudicada devido à destruição do avião pelo fogo.

 


 

29.03.1949

Aerovias Brasil

Douglas DC-2-243

Prefixo: PP-MGA

Acidente com o avião DC-2 em Belo Horizonte, MG.


 

01.03.1949

Força Aérea dos Estados Unidos (USAAF)             

Fairchild C-82A Packet

Prefixo: 44-23035

 

 

Acidentado na costa do Pará após pane seca de combustível. A aeronave ficou sem condições de pouso devido ao mau tempo. Sem vítimas.

 


 

11.01.1949

SAVAG - Sociedade Anônima Viação Aérea Gaúcha

Lockheed 18 Lodestar

Prefixo: PP-SAC

 

Na decolagem de Pelotas, no Rio Grande do Sul, a aeronave batizada “Cidade de Bagé”, caiu logo após levantar voo, provavelmente por falha dos motores devido à contaminação do combustível. Os oito ocupantes morreram.

A SAVAG foi uma empresa aérea do Rio Grande do Sul fundada em 1946 e desativada em 1966. Em 1953, o Aeroporto de Bagé passou a se chamar Aeroporto Internacional Comandande Kraemer, em homenagem ao fundador da empresa.


 

05.01.1949

BSAA - British South America Airways

Avro 685 York I

Prefixo: G-AHEX

Acidente em Caravelas, na Bahia deixa três mortos. Uma falha do pneu ocorreu na decolagem. A decolagem continuou e uma inspeção visual foi realizada ao atingir a altitude de cruzeiro. Nada incomum foi notado. Após 3,5 horas de vôo o motor do nº 3 falhou e um iniciou-se um incêndio no mesmo.

A tripulação começou imediatamente uma descida em espiral para tentar um pouso de emergência. O avião York, descontrolado, deixou de funcionar e aterrissou perto de Caravelas, na Bahia.

Causa provável

Fogo a bordo do o avião em vôo. A causa secundária seria o estouro de um pneu da roda à estibordo, tendo por resultado os danos à estrutura e à instalação do sistema de óleo e que ocorreu ao decolar. O estouro do pneu destruiu os suportes do equipamento hidráulico, que eram presos no nacele do motor, causando danos à instalação do sistema de óleo,  de modo que o óleo foi lançado para fora tendo por resultado os danos adicionais ao sistema da hélice. Devido à falta de óleo, causada pelo escoamento, as hastes de conexão foram rasgadas para fora, contribuindo para um aumento excessivo na velocidade. Dessa maneira a hélice descontrolada e alta velocidade resultante fizeram com que o motor quebrasse a seguir, permitindo o aumento do fogo, cuja a intensidade foi agravada pela grande quantidade de óleo em volta do nacele do motor nº 3.


 

1948

 

07.10.1948

LAP - Linhas Aéreas Paulistas

Douglas DC-3 (C-47A-15-DK)

Prefixo: PP-LPB

 

 

 

 

No dia 07 de outubro de 1948, o Douglas DC-3, prefixo PP-LPB, da LAP - Linhas Aéreas Paulistas, caiu sobre um residência na Rua Irineu Joffily no centro de Campina Grande, na Paraíba. O acidente não teve vítimas fatais.

 


 

28.09.1948

Correio Aéreo Nacional (CAN)

Aeronave (?)

Prefixo: ***

 

 

Acidentado em Torres, RS. Sem vítimas.

Os pilotos Capitão Lira e Capitão Lamarão ficaram feridos.

 


 

27.09.1948

Particular

Aeronave: Monomotor (?)

Prefixo: PP-DBY (?)

 

Acidentado em Ipanema, MG, ao chocar-se contra o pico de uma montanha devido a forte nevoeiro. Morreram o proprietário do aparelho e piloto, Sr. Edevaldo Miranda, 25 anos, e o passageiro, o advogado Jatir da Silva, de 31 anos. Os corpos carbonizados foram sepultados na cidade.

 

Fonte: Folha da Manhã, 28.08.1948, p3

 


 

09.09.1948

 

Acidente com três aviões da mesma esquadrilha

 

Fuerza Aérea Uruguaya (FAU)             

Beechcraft AT-11B Kasan

Prefixo: 102

 

Fuerza Aérea Uruguaya (FAU)             

Beechcraft AT-11B Kasan

Prefixo: 109

 

Fuerza Aérea Uruguaya (FAU)             

Beechcraft AT-11B Kasan

Prefixo: 106

 

Acidente com três aviões da Esquadrilha do Presidente do Uruguai, Luis Batlle Berres, na localidade de Osório, a 100 km de Porto Alegre.

 

A Esquadrilha composta por dois Douglas C-47 Skytrain e nove Beechcraft AT-11B Kasan voavam em formação a partir do Rio de Janeiro com destino ao Uruguai.

 

Devido à fraca visibilidade e declarada falta de combustível, as aeronaves procuravam por um campo de pouso na região de Osório.

 

O avião de prefixo 102 chocou-se contra a encosta do Morro de Osório, ficando seriamente avariado, porém sua tripulação escapou ilesa.

 

A aeronave de prefixo 109 conseguiu aterrissar numa fazenda no município de Santo Antônio da Patrulha, após contornar o morro de Osório, guiando-se pelos faróis de um Jeep que, naquele momento, cruzava o campo. O aparelho sofreu algumas avarias e os tripulantes ferimentos leves.

 

Já a tripulação do avião prefixo 106 não teve a mesma sorte, pois a aeronave chocou-se contra uma árvore e despencou do morro do Osório a uma altura de 50 metros, incendiando-se em seguida. Os três ocupantes morreram na hora.

 

jornal Folha da Manhã, 11.09.1948, p.2

 


 

30.08.1948

Particular

Monomotor (?)

Prefixo: ***

 

Queda de um avião monomotor - conhecido popularmente como "teco-teco"-, levou à morte seus dois ocupantes: o patense José Adalardo Belluco (aos 23 anos) e um amigo de nome Luis. Os dois eram bancários, moravam em São Paulo e tinham vindo a Patos de Minas (MG) para visitar alguns parentes e amigos. Poucos minutos depois de levantar voo do aeroporto que ficava na região onde hoje está a CEMIG, ele embicou rumou ao solo e caiu em frente ao Grupo Escolar Marcolino de Barros. Este é considerado o primeiro acidente aéreo da cidade de Patos de Minas.

 

Foto: efecadepatos.com.br

 

Clique AQUI e leia um relato histórico sobre esse acidente.

 


 

15.07.1948

FAB – Força Aérea Brasileira

North American B-25J Mitchell

Prefixo: FAB 5025

 

 

Acidentado durante voo de treinamento na Base Aérea de Cumbica, Guarulhos, SP. Morreram todos os doze mortos, incluindo oficiais, sargentos e soldados da Aeronáutica.

 

Clique AQUI e veja a notícia sobre esse acidente no jornal Folha da Manhã.

 

 


 

14.06.1948

Aerovias Brasil

Douglas DC-3 (DC-47A-70-DL)

Prefixo: PP-AVO

Logo após a decolagem de Belém do Pará, o DC-3 começou a enfrentar problemas de motor. O Comandante Arsênio Cardoso não conseguiu manter o controle do aparelho, que caiu minutos depois, explodindo e matando todos os seus cinco ocupantes.

 


 

12.06.1948

Fuerza Aérea Uruguaya (FAU)             

de Havilland DH.82 Tiger Moth

Prefixo: 603

 

Sem informações sobre o local do acidente e o número de ocupantes e vítimas.

 


 

21.04.1948

FAB – Força Aérea Brasileira

Grumman UC4F-2 Widgeon (G-44)

Prefixo: FAB 2667

 

 

Sem informações sobre o local do acidente e o número de ocupantes e vítimas.

 


 

22.03.1948

FAB – Força Aérea Brasileira

Fairchild PT-19A (T-19)

Prefixo: ***

 

 

Após falha no motor, a aeronave chocou-se contra o solo na Praia de Canasvieiras, em Florianópolis, SC. Os dois tripulantes, o aspirante Moisés Pereira da Silva e o cabo Zanoni Siqueira, morreram.

  


 

20.03.1948

FAB – Força Aérea Brasileira

North American B-25 Mitchell

Prefixo: FAB 50**

 

 

No trecho entre Belém  (PA) e São Luis (MA), o avião separou-se da Esquadrilha em que voava em formação desde os Estados Unidos e se acidentou na fronteira entre os estados do Pará e do Maranhão, numa localidade a 24 km da margem do Rio Gurupi, no Estado do Maranhão. Os quatro tripulantes morreram.

 

 


 

13.03.1948

Syndicato Condor

Douglas DC-3

Prefixo: PP-CBX

 

Acidente com o DC-3 prefixo PP-CBX, batizado Syndicato Condor 'Tupi', quando se aproximava para pousar no Aeroporto de Congonhas, São Paulo. O avião veio a se chocar com a Serra da Cantareira, morrendo o piloto José Pedro de Carvalho, o copiloto, o radiotelegrafista Orestes de Giovani, o aeromoço e os dois passageiros.

 


 

07.03.1948

VARIG

Messerschmitt M-20

Prefixo: PP-VAK

Acidentado em Porto Alegre, RS. Sem vítimas fatais.

 

O PP-VAK, é considerada a primeira aeronave realmente comercial da Varig. Conhecida como “Aceguá” ou “Pepê-Vaca”, o Messerschmitt M-20B foi  recebido em 30 de abril de 1937. O avião foi colocado na Linha do Livramento, prolongada até Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. Vale lembrar que a aeronave era popular pela sua asa alta e a baixa altitude de seus voos, que proporcionavam uma boa visibilidade aos seus 10 passageiros. Era considerada uma das aeronaves mais modernas da época, pois possuía toalete a bordo e cabine de comando fechada. Seu modelo, diferente dos demais aviões, permitia que os passageiros pudessem abrir os vidros da janela, idêntico ao que se faz nos automóveis. Entre a tripulação era conhecido pelo apelido de "Vaca", naturalmente devido a matrícula "VAK".

 

Fontes: Canal do Piloto e varig-airlines.com

 


 

07.03.1948

VARIG

Lockheed 10 Electra

Prefixo: PP-VAS

Falha no motor esquerdo do Electra logo após a decolagem, obrigou o piloto, Cmte. Carta, a um pouso forçado. O avião - repleto de carga – pousou de “barriga” numa colina a frente da pista do aeroporto em Porto Alegre, RS.

 

O piloto foi demitido pelo presidente da Varig, Sr. Rubem Berta, que creditou o acidente a uma “barbeiragem” do piloto.

 

Investigações posteriores, mostraram que a entrada de ar para o carburador estava completamente entupida e causou a pane no motor.

 

Fonte: livro “Vida de aviador”, de Rubens Bordini.

 


 

28.02.1948

Aeroclube de Minas Gerais

Aeronave (?)

Prefixo: ?

 

O avião do Aeroclube de Minas, tripulado pelo aspirante Artur Bernardes Retore, da Força Policial, e pelo aluno Russal Salomão, fazia evoluções sobre a cidade de Belo Horizonte (MG), e repentinamente, caiu ao solo e se destroçou completamente. O acidente se deu em razão da súbita paralisação do motor. Os tripulantes tiveram morte instantânea.

 


 

28.02.1948

FAB – Força Aérea Brasileira

Grumman UC4F-2 Widgeon (G-44)

Prefixo: FAB 2670

 

 

Sem informações sobre o local do acidente e número de vítimas.

 


 

27.02.1948

FAB - Força Aérea Brasileira

Douglas C-47A-85-DL

Prefixo: FAB 2040

O avião da FAB ia do Rio de Janeiro para o Aeroporto Cayenne-Rochambeau (CAY/SOCA), na Guiana Francesa. O Douglas C-47 caiu no município de Anajás, no Pará. Dos 26 ocupantes (seis tripulantes e 20 passageiros), 23 morreram.


1947

19.09.1947

FAB – Força Aérea Brasileira

Grumman UC4F-2 Widgeon (G-44)

Prefixo: FAB 2677

 

 

Acidentado em Bocaina, SP.

  


 

10.09.1947

Particular

Monomotor (?)

Prefixo: ?

 

Acidentado em Maceió, Alagoas. Dois mortos.

 


 

10.09.1947

Particular

Monomotor (?)

Prefixo: ?

 

A aeronave sobrevoava Teófilo Otoni (MG) quando perdeu altura e caiu. O piloto Roberto Murse e o mecânico Sebastião Santos, morreram no acidente.

 


 

25.08.1947

 

Colisão aérea em Londrina (PR)

 

Aeroclube de Londrina

Piper Cub J-3

Prefixo: PP-RYK

 

Particular

Stinson

PP-DFY

 

 

Em 25 de agosto de 1947, o Aeroclube de Londrina, no Paraná, que ainda operava na Gleba Palhano, sofreu um grande abalo com o primeiro acidente com vítimas da história da instituição.

 

O Piper PP-RYK, batizado "Londrina", ao sobrevoar o centro da cidade, chocou-se com um avião Stinson particular, o PP-DFY, pertencente a Glauco Gentil de Oliveira e procedente da cidade de Cornélio Procópio.

 

Ambas as aeronaves se precipitaram ao solo, o Stinson na Praça Rocha Pombo e o Piper em uma serraria na Rua Acre, logo abaixo do pátio de manobras da Estação Ferroviária.

 

Ambas as aeronaves foram destruídas e nenhum dos dois pilotos sobreviveu ao desastre.

 

Foto: canalpiloto.com.br

.

Destroços do PP-RYK do Aeroclube de Londrina

Foto: culturaaeronautica.blogspot.com.br

 


 

19.08.1947

FAB – Força Aérea Brasileira

Grumman UC4F-2 Widgeon (G-44)

Prefixo: FAB 2678

 

 

Acidentado na Baia da Guanabara, no Rio de Janeiro, RJ.

 


 

12.08.1947

FAMA - Flota Aérea Mercante Argentina

Douglas DC-4 (C54A-DO)

Prefixo: LV-ABL

 

Acidente durante pouso forçado em Itapemirim, ES. Sem vítimas.

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


 

11.06.1947

FAMA - Flota Aérea Mercante Argentina

Avro 691 Lancastrian

Prefixo: LV-ASC

 

O avião – que havia voado pela RAF – colidiu com obstáculos durante o pouso e incendiou-se durante a aterrissagem em Natal (RN) sob mau tempo. Dos 18 ocupantes, morreram o piloto, Capitão William Lisardi, outro tripulante e mais três passageiros.


 

22.05.1947

Aerovias Brasil

Douglas DC-3 (C47B-28-DK)

Prefixo: PP-AVM

 

Acidente com avião no Rio de Janeiro, RJ. Sem vítimas fatais.


 

05.02.1947

Aerovias Brasil

Douglas DC-2-112

Prefixo: PP-AVG

Acidente com avião em Lagoa Santa, em Goiás. Sem vítimas fatais.


 

15.01.1947

FAB – Força Aérea Brasileira

Lockheed C-60A Lodestar        

Prefixo: C-60A-2000

 

 

Acidentado em Fortaleza, CE. Sem vítimas fatais.

Três tripulantes e dois passageiros ficaram feridos.

 


 

03.01.1947

Panair do Brasil

Sikorsky S-43B

Prefixo: PP-PBN

Acidente com avião "baby Clipper" da Panair do Brasil em São Paulo, SP. Dos 14 ocupantes, 11 morreram.


1946

23.12.1946

FAMA - Flota Aérea Mercante Argentina

Avro 685 York I

Prefixo: LV-XIG

O Avro York prefixo LV-XIG decolou de Londres no dia 22 de dezembro, fazendo escalas em Paris, Dakar e Natal. Essa seria a viagem transatlântica inaugural entre a Argentina e a Grã Bretanha.

No dia 23, ao se aproximar do Rio (última escala antes de Buenos Aires- destino final do voo transatlântico) se deparou com mau tempo, principalmente chuva forte, contatando a torre do aeroporto do Galeão por volta das 11h30 min (hora local). Sua chegada estava prevista para as 12:30 min.

Durante a aproximação para o pouso, a aeronave se perdeu em denso nevoeiro indo de encontro a uma elevação na região do Morro do Sertão por volta das 12h00 min, à oeste do Parque Nacional da Tijuca. Como a aeronave estava próxima do pouso, transportando pouco combustível, acabou não explodindo. Isso dificultou a localização dos destroços, localizados por agricultores locais algumas horas depois da queda. Por conta do local ser de difícil acesso, os bombeiros iniciariam a retirada dos corpos mais de 12 horas depois do acidente.

Dos 21 ocupantes, apenas 2 sobreviveriam ao choque. Um dos sobreviventes, Enrique Lacroix (funcionário da FAMA), faleceria por conta da gravidade dos ferimentos. Com isso, apenas Claudio Mendoza Rios (tenente da Força Aérea Peruana) sobreviveria ao desastre. Entre os mortos estava o ex interventor da província de Salta e então ministro da embaixada argentina em Portugal , Arturo Fassio.

Durante a remoção dos destroços foram encontrados bens valiosos entre a bagagem dos passageiros como dinheiro e jóias. Esses bens seriam furtados por conta da ineficiência das autoridades, que notariam o furto apenas muitos dias depois.

O Avro 685 York I,  prefixo LV-XIG

 

O acidente no Rio seria o primeiro dos 7 acidentes graves sofridos pela FAMA sua curta existência. Naquela época, as cartas aeronáuticas não eram precisas e era raros serem encontrados erros na altitude de morros e montanhas. Aliado ao mau tempo e a inexistência (à época) de eficientes equipamentos para proporcionar um voo seguro por instrumentos contribuiriam para o acidente.

 

Por conta do controle da empresa argentina pertencer ao governo argentino, muitos pilotos militares assumiram o comando de suas aeronaves. Esses pilotos militares protagonizariam diversos atos de desrespeito às autoridades aéreas brasileiras. Era frequente o desrespeito de ordens da torre de controle, pousos não programados e não autorizados previamente. Esse comportamento rendeu diversas punições aos aviadores argentinos.

Clique aqui e veja a notícia publicada na Folha da Noite de 21/12/1946


 

04.12.1946

FAB – Força Aérea Brasileira

Beechcraft AT-7 Navigator

Prefixo: ***

 

 

A aeronave colidiu contra o Pico do Couto, na Serra das Araras, entre os municípios de Vassouras e Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, e explodiu em chamas. De acordo com o jornal Folha da Manhã, as cinco vítimas do acidente foram o Primeiro Aviador José Maria Anastácio Guimarães, o Segundo Tenente Aviador da Reserva Convocado José Eduardo Junqueira de Andrade e os três Cadetes, Marcelo Prado, Humberto Boyd e João Alves Afonso.

 


 

22.10.1946

Panair do Brasil

Lockheed L-18 LodeStar

Prefixo: PP-PBQ

A aeronave, pilotada pelo Cmte. Bruno Rotta, entrou numa tempestade, encontrando condições extremamente adversas, que chegaram a danificá-la com alguma seriedade. Por exemplo, as antenas de rádio foram arrancadas pela severidade dos ventos encontrados. Sem comunicação e com sua aeronave avariada, o Cmte. Rotta trouxe seu Lodestar para pouso em emergência, acidentando-se ao pousar numa pista improvisada na cidade de Catanduva, SP.

A aeronave construída em 1941, foi equipada com dois motores Pratt & Whitney Twin Wasp S1C3G. Adquirida pela Pan American Airways (Pan Am), em 1941, foi diretamente transferida à Panair do Brasil, em meados de 1941 e foi matriculada PP-PBQ. Além do acidente relatado acima, em 18 de outubro, essa mesma aeronave sofreu danos durante pouso forçado em condições adversas. Reparada, não resistiu à decolagem. Em 06 de dezembro de 1946, a requerimento da Panair, foi cancelado o registro PP-PBQ (DOU de 09/12/1946, p. 5, Seção I).

 

Fonte: Jose C Silveira Junior

 


 

11.10.1946

Força Aérea dos Estados Unidos (USAAF)             

Beechcraft C-45F Expeditor

Prefixo: 44-87040

 

 

Acidentado a 7 milhas a oeste do Rio de Janeiro, RJ.

 


 

27.09.1946

Panair do Brasil

Douglas DC-3

Prefixo: PP-PCH

Realizando voo entre Belo Horizonte e o Rio de Janeiro, o Douglas DC-3, prefixo PP-PCH, bateu no morro dos Marimbondos, cerca de 12 km de Alto Rio Doce. A aeronave, que transportava 4 tripulantes e 21 passageiros, realizava um voo sob condições meteorológicas adversas, quando penetrou em um possível "Cumulonimbus", onde perderia sustentação, caindo sobre o morro dos Marimbondos, matando todos os seus ocupantes. O DC-3 era comandado por Otávio Bezerra Cavalcanti.


 

28.04.1946

Syndicato Condor

Douglas DC-3 (C-47B-28-DK)

Prefixo:  PP-CCD

Durante o voo, o DC-3 batizado Syndicato Condor 'Tupinamba' enfrentou uma pane e teve de fazer um pouso forçado no Rio Negro, próximo a Barcelos, no Amazonas. Após o impacto, a aeronave flutuou um pouco e acabou afundando, sem contudo provocar ferimentos fatais em nenhum dos ocupantes.


 

21.04.1946

Syndicato Condor

Douglas DC-3 (C-47B-23-DK) 

Prefixo: PP-CCA

A aeronave batizada Syndicato Condor 'Tabajara', acidentou-se durante o pouso em Corumbá. Perda total. Sem vítimas.

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


 

21.04.1946

Linha Aérea Transcontinental Brasileira

Avro 652A Anson Mk 1

Prefixo: PP-ATC

Acidentou-se durante o pouso em São Paulo, SP. Sem vítimas.


 

08.03.1946

Companhia Meridional de Transportes Aéreos

Avro 652A Anson Mk 1

Prefixo: PP-MTC

Acidente ocorrido no Rio de Janeiro, RJ. Sem vítimas.


 

05.02.1946

Syndicato Condor

Douglas DC-3 (C-47B-23-DK)

Prefixo:  PP-CBS

Queda do DC-3, PP-CBS, pegou fogo ao pousar no Aeroporto de Ilhéus, BA, sofrendo graves ferimentos o piloto Cyro de Araújo França e o co-piloto Karl August Werner. O comandante França viria a falecer no comando de um Convair 240 da Cruzeiro em Vitória, ES, em 1962.

 


 

10.01.1946

Força Aérea dos Estados Unidos (USAAF)             

Boeing TB-17H Flying Fortress

Prefixo: 44-83580

 

 

Acidentado na Praia de Muriú, em Natal, RN.

 


1945

19.12.1945

Companha Meridional de Transportes Aéreos

Avro Anson Mk II

Prefixo: PP-MTA

 

A aeronave da Companhia Meridional de Transportes, prefixo PP-MTA, caiu no bairro de Itaipu, em Niterói (RJ), matando todos os seis passageiros e tripulantes, incluindo o piloto e proprietário da companhia aérea, Álvaro Araújo.

 


 

30.11.1945

FAB – Força Aérea Brasileira

Grumman UC4F-2 Widgeon (G-44)

Prefixo: FAB 2675

 

 

Sem informações sobre o local do acidente e número de vítimas.

 


 

05.11.1945

Linha Aérea Transcontinental Brasileira

Avro Anson Mk II

Prefixo: PP-ATD

 

Acidente ocorrido na cidade de Tupã, em São Paulo. Sem vítimas.

 


 

11.08.1945

Syndicato Condor

Junkers F-13

Prefixo: P-BAKA (PP-CAK)

 

Acidente com o Syndicato Condor 'Piraja' no Estado do Maranhão.

 

 

Essa mesma aeronave, a prefixo P-BAKA-PP-CAK, realizou a primeira linha aérea no Estado do Mato Grosso,  realizando voos no trecho Corumbá a Cuiabá, com escala em Porto Jofre. A linha inaugural deu-se em 27 de setembro de 1930, vencendo um trecho de 435 km sobre o Pantanal, tendo no comando o piloto Clausbruch e o copiloto Radzei. Essa aeronave também fazia a linha Assunção/Buenos Aires e se constituiu na primeira linha aérea regular para a capital mato-grossense.

 

(Fonte: Portal Mato Grosso)

 


 

11.08.1945

Força Aérea dos Estados Unidos (USAAF)             

North American B-25J Mitchell

Prefixo: 44-31468

 

 

Acidentado em Parnamirim, RN. Quatro mortos.

 


 

 

26.06.1945

Força Aérea dos Estados Unidos (USAAF)             

Douglas A-26B Invader

Prefixo: 43-22387

 

 

Acidentado em Fortaleza, CE

 


 

10.06.1945

Syndicato Condor

Junkers Ju-46 (W.34)

Prefixo: PP-CBK

Queda do avião Syndicato Condor 'Tingua' no Rio das Contas, no Município de Rio de Contas, BA.

 


 

03.06.1945

Aerovias Brasil

Douglas DC-3 (C53D-DO)

Prefixo:  YS-22

Queda do avião Douglas DC-3 no bairro de Ipiabas, no município de Barra do Piraí, RJ.

 


 

??.05.1945

FAB – Força Aérea Brasileira

Grumman UC4F-2 Widgeon (G-44)

Prefixo: 2676

 

 

Acidentado em Belém, PA

 


 

31.05.1945

FAB – Força Aérea Brasileira

Douglas C-47B (DC-3)

Prefixo: FAB-08

 

 

Sem informações sobre o local do acidente e número de vítimas.

  


 

16.04.1945

Syndicato Condor

Junkers W.34

Prefixo: PP-CAR

 

 

Terceiro acidente envolvendo a antiga aeronave batizada "Tapajóz" e rebatizada "Turyassu" (os outros acidentes ocorreram em 1934 e em 1944).

 

O avião sobrevoava o campo da Ponta do Calabouço num voo de treinamento, pilotado pelo comandante Leonardo Haas, que recebia instruções do piloto Adelino Pinto da Silva. Nos acentos traseiros achavam-se os telegrafistas Nelson Manoel da Silva e Nelson Rajar.

 

Pouco depois de estar no ar, o avião , de uma altura de 200 metros, despencou-se em ‘pique’, vindo a bater estrondosamente ao encontro do solo, ficando o motor enterrado no chão.

 

Em consequência, morreram o piloto Adelino Pinto da Silva e o Comandante Leonardo Hass, ficando gravemente feridos os dois telegrafistas, que vieram a falecer posteriormente.

 

Por pouco, porém o desastre não seria de maiores conseqüências. É que foi cair justamente entre dois transportes de guerra, sendo um da FAB e outro americano.

 

Folha da Manhã, 17.04.1945

 


 

14.04.1945

FAB - Força Aérea Brasileira

Douglas C-47B-20-DK

Prefixo: FAB-10

 

 

O Douglas C47B da FAB acidentou-se em Barreiras, na Bahia. Não houve vítimas fatais.

 


 

15.04.1945

Força Aérea dos Estados Unidos (USAAF)             

Martin B-26G Marauder

Prefixo: 44-68173

 

 

Acidentado em Belém, PA

 


15.02.1945

Navegação Aérea Brasileira

Lockheed L-18 LodeStar

Prefixo: PP-NAE

Acidente com L-18 LodeStar em Lagoa Santa, Goiás. Os quatro tripulantes e os sete passageiros morreram.


 

 

27.01.1945

Força Aérea dos Estados Unidos (USAAF)             

Douglas A-26C Invader

Prefixo: 43-22562

 

 

Acidentado em Parnamirim, RN

  


 

25.01.1945

Força Aérea dos Estados Unidos (USAAF)             

Martin B-26G Marauder

Prefixo: 44-68105

 

 

Acidentado em Belém, PA

 


1944

21.12.1944

FAB – Força Aérea Brasileira

Lockheed C-60A-5-LO Lodestar

Prefixo: FAB-03

 

           

Acidentado em local desconhecido.

 


.

18.10.1944

Força Aérea dos EUA

Curtiss C-46A-5-CK Commando

Prefixo: 43-46997

Acidente com avião da Força Aérea Americana em Natal, Rio Grande do Norte. Sem vítimas fatais.

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


 

11.10.1944

Navegação Aérea Brasileira

Lockheed L-18 LodeStar

Prefixo: PP-NAF

Acidente com avião da NAB no município de Pirapora, em Minas Gerais. Sem vítimas fatais.

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


 

21.09.1944

Panair do Brasil

Lockheed L-18 Lodestar

Prefixo: PP-PBH

 

Caiu logo após a decolagem no município de Rio Doce, em Minas Gerais. Morreram os 17 ocupantes, entre eles o Cmte. Gaspar Weber, o copiloto Alcione Lowes Bastos, o radiotelegrafista Rodolfo Guinâncio e o comissário Guilherme Amaral.


 

30.08.1944

Panair do Brasil

Lockheed L-18 LodeStar

Prefixo: PP-PBI

 

 

Terceiro acidente fatal em aproximação noturna para o aeroporto de Congonhas, SP, envolvendo aviões Lockheed LodeStar da Panair, em menos de 3 três anos. Morreram 18 ocupantes, entre eles o Cmte. Servulo de Paula Machado, o copiloto Adriano Chiaraini, o radiotelegrafista Adolfo Ristow e a aeromoça Ondina Telles de Azevedo.

 


 

27.08.1944

Força Aérea dos Estados Unidos (USAAF)             

Consolidated Catalina

Prefixo: 33961

Acidente com avião da Força Aérea Americana em Fernando de Noronha. Sem vítimas fatais.


 

10.08.1944

Força Aérea dos Estados Unidos (USAAF)             

Boeing B-29 Superfortress       

Prefixo: 42-24482

 

 

Acidentado em Natal, RN.

 


 

16.07.1944

Força Aérea dos Estados Unidos (USAAF)             

Vultee A-35 Vengeance

Prefixo: 42-101419

 

 

Acidentado na costa do Amapá.

 


 

03.07.1944   

Marinha dos EUA

Martin PBM-3C Mariner

Prefixo: 6571

 

 

Acidentado no Rio de Janeiro, RJ. Dez mortos.

 


 

27.06.1944

Marinha dos EUA

Martin PBM-3C Mariner

Prefixo: 6632

 

 

Acidentado em São Paulo, SP.

 


 

20.06.1944

VARIG

Lockheed 10C Electra

Prefixo: PP-VAG

O acidente com o Lockheed 10/AE, PP-VAG, Electra, batizado de VARIG 'Santa Cruz', se deu ao colidir em voo rasante com as águas do Rio Guaíba, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, sob forte temporal.

A aeronave havia decolado em Pelotas (RS) em direção ao Aeroporto Federal de São João, na capital gaúcha, com dois tripulantes e nove passageiros. Morreram o piloto Ricardo Lau, o copiloto Frederico Hochwart e oito passageiros.

Foto: Carlos Dufriche

 

 

07.06.1944

Força Aérea dos Estados Unidos (USAAF)             

North American B-25J Mitchell

Prefixo: 43-3974

 

 

Acidentado em Parnamirim, RN.

  


 

26 MAI 1944 - USA Air Force USAAF

Curtiss C-46A-40 - CU Commando

Prefixo: 4261058

Queda do avião das Forças Aéreas dos Estados Unidos no Município de Parnamirim, no Rio Grande do Norte.


 

19.05.1944

Força Aérea dos Estados Unidos (USAAF)             

Consolidated B-24H Liberator

Prefixo: 42-95292

 

 

Acidentado em Parnamirim, RN.

 


 

10.05.1944

Força Aérea dos Estados Unidos (USAAF)

Consolidated Catalina

Prefixo: 46520

 

Queda do avião das Forças Aéreas dos Estados Unidos em Natal, no Rio Grande do Norte. Dez pessoas morreram.


 

03.05.1944

Força Aérea dos Estados Unidos (USAAF)             

North American B-25G Mitchell

Prefixo: 42-32464

 

 

Acidentado em local desconhecido.

 


  

16.04.1944

Syndicato Condor

Junkers W-34

Prefixo: PP-CAR

Segundo acidente envolvendo o Junkers W-34, PP-CAR, Syndicato Condor 'Tapajos'. O acidente anterior ocorreu dez anos antes, em 05 de maio de 1934.

Este acidente ocorreu quando o PP-CAR realizava um pouso de emergência no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, durante voo de treinamento. Morreram o piloto-instrutor Leonardo Henrique, João Baptista Hass, o piloto Adelino e o rádio-telegrafista Raffard, salvando-se com graves ferimentos o piloto Nelson Manoel da Silva.


 

11.04.1944

Força Aérea dos Estados Unidos (USAAF)             

Consolidated B-24H Liberator

Prefixo: 42-95064

 

 

Acidentado a noroeste de Brasília, DF.

 


 

11.04.1944

Panair do Brasil

PBY-5A Catalina

Prefixo: PP-PCZ

No pouso no Município de Portel, no estado do Pará, a aeronave se acidentou, ficando totalmente destruída. Todos ocupantes escaparam com vida.


 

05.04.1944

Força Aérea dos Estados Unidos (USAAF)             

Douglas A-20G Havoc

Prefixo: 43-21343

 

 

Acidentado em Parnamirim, RN.

 


 

02.03.1944

Força Aérea dos Estados Unidos (USAAF)             

Martin B-26B Marauder

Prefixo: 42-96159

 

 

Acidentado em Belém, PA.

 


 

28.02.1944

Força Aérea dos Estados Unidos (USAAF)             

Consolidated B-24H Liberator

Prefixo: 42-52645

 

 

Acidentado em Fortaleza, CE.

  


 

22.01.1944

Força Aérea dos Estados Unidos (USAAF)             

Consolidated B-24J Liberator

Prefixo: 42-100307

 

 

Acidentado em Fortaleza, CE.

 


 

22.01.1944

Força Aérea dos Estados Unidos (USAAF)             

North American B-25D Mitchell

Prefixo: 43-3633

 

 

Acidentado na costa do Amapá.

  


 

21.01.1944

Marinha dos EUA

Martin PBM Mariner Flying Boat

Prefixo: 6644

 

 

A tripulação estava envolvida em uma missão de treinamento de bombardeio na costa brasileira. Logo após a decolagem da Base Naval de Aratu, na Bahia, a aeronave explodiu e caiu no mar a algumas centenas de metros da costa. Dos 10 tripulantes, cinco foram resgatados, enquanto outros cinco morreram.

 

A causa do acidente foi a explosão de uma bomba que estava armazenada na cabine. Não se sabe o que motivou a explosão.

  


 

12.01.1944

Syndicato Condor

Junkers W-34

Prefixo:  P-BANA (PP-CAN)

Na queda do Junkers W-34, Syndicato Condor 'Tiete', ao decolar do Aeroporto Santos Dumont, RJ, morreu o piloto Walmor Bernardoni e salvou-se com graves ferimentos o radiotelegrafista Oceano de Sá.


 

08.01.1944

Marinha dos EUA

Martin PBM-3C Mariner

Prefixo: 6644

 

 

Acidentado na costa do Brasil. Cinco mortos.

 


1943

19.11.1943

Força Aérea dos Estados Unidos (USAAF)             

Consolidated B-24H Liberator

Prefixo: 42-52138

 

 

Acidentado em Belém, PA.

 


 

27.08.1943

VASP

Junkers JU-52/3m

Prefixo: PP-SPD

No dia 27 de agosto de 1943, o "Cidade de São Paulo" decolou do Aeroporto de Congonhas as 7h30min, com previsão de pouso no aeroporto Santos Dumont por volta das 9h15. Transportava 18 passageiros e 3 tripulantes, sendo comandado pelo comandante Romeu Fávero.

Durante a aproximação para o pouso, havia nevoeiro intenso no Rio e o piloto abortou a primeira tentativa de pouso. Durante a manobra para efetuar a segunda tentativa, colidiu uma de suas asas num prédio da Escola Naval localizado no norte da ilha de Villegagnon, partindo-se em 3 pedaços (a asa cairia no mar assim como a maior parte da fuselagem, enquanto que apenas parte da cauda cairia no pátio da Escola Naval), e desgovernado, acabou caindo na Baía de Guanabara, afundando poucos segundos depois. Após a queda, os cadetes da escola naval iniciaram o resgate dos passageiros. Somente 3 passageiros sobreviveriam a queda.

Entre os passageiros mortos, encontravam-se o arquiteto e urbanista Attilio Corrêa Lima, o jornalista Cásper Líbero, o arcebispo de São Paulo Dom José Gaspar d'Afonseca e Silva e os sacerdotes que o acompanhavam: Monsenhor Alberto Teixiera Pequeno, o padre Nelson Norberto de Sousa Vieira..

Morreram no acidente o comandante Romeu Fávero de Favret, o mecânico de voo Waldemar Mayer, radiotelegrafista Frederico Ewald. No total, dos 18 ocupantes, 15 pessoas morreram.

Esse seria o segundo acidente envolvendo a frota de Junkers da VASP, que inicialmente era composta por 8 aeronaves. Por conta da Segunda Guerra Mundial, as aeronaves alemãs passaram a voar menos por conta da falta de peças sobressalentes (apesar da VASP e da indústria paulista terem fabricado peças sobressalentes) e, após o fim do conflito, seriam gradativamente substituídos por aeronaves americanas Douglas DC-3 e C-47.

Clique aqui e veja a notícia publicada no Jornal do Brasil de 28/08/1943.

Clique aqui e veja a notícia publicada na Folha da Manhã de 28/08/1943.

Clique aqui e leia outra versão sobre esse terrível acidente.

Modelo em escala do Junkers JU-52, prefixo: PP-SPD, da VASP

 


 

27.07.1943

Pan American

Sikorsky S-42B

Prefixo: NC16736

Acidente ocorrido em Manaus, AM.

O hidroavião "Bermuda Clipper" estava totalmente carregado, com os passageiros e tripulantes, pronto para a partida de Manaus, no Amazonas. Subitamente, iniciou-se um incêndio no carburador do motor nº 1. O piloto pediu ao mecânico de voo para puxar a alça de extintor de incêndio. O mecânico tirou a alça de despejo de combustível por engano. O combustível caiu sobre o carburador aumentando o fogo que provocou a perda da aeronave. Sem vítimas fatais.

Foto via Pan Am Pioneer: A Manager's Memoir from Seaplane Clippers to Jumbo Jets


 

06.07.1943

Força Aérea dos Estados Unidos (USAAF)             

Douglas A-20C Havoc

Prefixo: 41-33210

 

 

Acidentado em Natal, RN.

 


 

03.07.1943

Força Aérea dos Estados Unidos (USAAF)             

Cessna C-78 Bobcat

Prefixo: 43-7375

 

 

Acidentado em Parnamirim, RN.

 


 

12.06.1943

Força Aérea dos Estados Unidos (USAAF)             

Douglas A-20G Havoc

Prefixo: 42-53655

 

 

Acidentado em Tucunduba, CE.

 


 

08.06.1943

Força Aérea dos Estados Unidos (USAAF)             

Douglas A-20C Havoc

Prefixo: 42-33380

 

 

Acidentado em Parnamirim, RN.

 


 

08.06.1943

Força Aérea dos Estados Unidos (USAAF)             

Lockheed RB-34 Lexington

Prefixo: AJ346

 

 

Acidentado no Rio de Janeiro, RJ.

 


 

26.05.1943

Força Aérea dos Estados Unidos (USAAF)             

North American B-25C Mitchell

Prefixo: 42-32437

 

 

Acidentado em Belém, PA.

 


 

13.05.1943

Força Aérea dos Estados Unidos (USAAF)             

North American B-25D Mitchell

Prefixo: 41-30348

 

 

Acidentado em São Luis, MA.

 


 

27.04.1943

Força Aérea dos Estados Unidos (USAAF)             

North American B-25 Mitchell

Prefixo: 42-32441

 

 

Acidentado na Ilha de Marajó, PA.

 


 

22.04.1943

Força Aérea dos Estados Unidos (USAAF)             

Martin B-26B Marauder

Prefixo: 41-18047

 

 

Acidentado em Belém, PA.

Número de ocupantes e vítimas é desconhecido.

 


 

20.03.1943

Força Aérea dos Estados Unidos (USAAF)             

Douglas A-20 Havoc

Prefixo: 3428

 

 

Desaparecido em serviço.

O local, a causa do acidente, o número de ocupantes e vítimas é desconhecido.

 


 

20.03.1943

Força Aérea dos Estados Unidos (USAAF)             

Douglas A-20C Havoc

Prefixo: 42-33330

 

 

Desaparecido em serviço na costa de Natal, RN.

O piloto Clayton G. Wahlers e os outros três tripulantes desapareceram.

 


 

12.03.1943

Força Aérea dos Estados Unidos (USAAF)             

Martin B-26 Marauder

Prefixo: 41-18021

 

 

Desaparecido em serviço.

Aeronave para sete tripulantes. Número de vítimas é desconhecido.

O local e a causa do acidente, também são ignorados.

 


 

03.03.1943

Força Aérea dos Estados Unidos (USAAF)             

Consolidated B-24D Liberator

Prefixo: 41-40091

 

 

Acidentado em Natal, RN.

Aeronave para sete a dez tripulantes. Número de vítimas é desconhecido.

 


 

03.03.1943

Força Aérea dos Estados Unidos (USAAF)             

Douglas A-20B Havoc

Prefixo: 41-2794

 

 

Acidentado em Agarau, em São José dos Pinhais, PR.

Aeronave para quatro tripulantes. Número de vítimas é desconhecido.

  


 

19.02.1943

Força Aérea dos Estados Unidos (USAAF)             

Lockheed P-38G Lightning

Prefixo: 42-13113

 

 

Acidentado na Ilha de Marajó, PA.

Aeronave para um tripulante. Seu destino após o acidente é desconhecido.

  


 

16.02. 1943

Força Aérea dos Estados Unidos (USAAF)             

Fairchild PT-19A

Prefixo: 41-14697

 

 

Acidentado em Recife, PE.

Aeronave para dois tripulantes. Número de vítimas é desconhecido.

 


 

29.01.1943

Curtiss P-40K Warhawk

11FRS, 5FRG (USAAF)

Prefixo: 42-10397

 

 

29.01.1943

2FRS 5FRG USAAF

Curtiss P-40K Warhawk

Prefixo: 42-10399

 

 

As aeronaves haviam decolado de Zandery Field (Aeroporto Internacional de Johan Adolf Pengel), em Zanderij, a 40 km ao sul de Paramaribo, no Suriname, em direção a cidade de Belém, no Pará.

 

Devido as condições climáticas adversas, as aeronaves se acidentaram durante tentativa de pouso forçado. Os pilotos, únicos ocupantes, saíram ilesos.

  


 

27.01. 1943

Força Aérea dos Estados Unidos (USAAF)             

Martin A-30 Baltimore

Prefixo: 41-27693

 

 

Acidentado na Praia de Pirangi do Norte, em Parnamirim, RN.

Aeronave para quatro tripulantes. Número de vítimas é desconhecido.

 


 

18.01.1943

Força Aérea dos Estados Unidos (USAAF - U.S. Army Air Forces)

Consolidated C-87

Prefixo:  41-1708

 

 

O avião militar americano que fazia a rota Accra em Ghana - Natal no Brasil desapareceu, por volta das 23 horas, quando sobrevoava a costa brasileira. O avião nunca foi localizado. Seus seis tripulantes e vinte passageiros foram dados como mortos.

 


1942

15.12.1942

Força Aérea dos Estados Unidos (USAAF)             

Beechcraft F-2

Prefixo: 40-682

 

 

Acidentado durante pouso forçado em Itaparica, na Bahia.

Número de ocupantes e vítimas é desconhecido.

 


07.12.1942

 

Colisão no Rio de Janeiro, RJ

 

Panair do Brasil

Fairchild XA942A

Prefixo:  PP-PMB

Colisão com a aeronave Catalina "Manaus" no Rio de Janeiro.

 

07.12.1942

Consolidated Vultee 28 Catalina

Prefixo: ***

 

Colisão com a aeronave Fairchild da Panair do Brasil no Rio de Janeiro.

 


 

06.12.1942

Força Aérea dos Estados Unidos (USAAF)             

Vultee A-31 Vengeance

Prefixo: AN594

 

 

Acidentado no povoado de Palame, em Esplanada, Bahia.

Número de ocupantes e vítimas é desconhecido.

 


 

29.11.1942

Força Aérea dos Estados Unidos (USAAF)             

Martin A-30 Baltimore

Prefixo: 41-27722

 

 

Acidente durante tentativa de pouso forçado a 20 milhas ao norte de Gabedelo, município da Região Metropolitana de João Pessoa, no estado da Paraíba. Número de ocupantes e vítimas é desconhecido.

  


 

07.11.1942

Força Aérea dos Estados Unidos (USAAF)             

Grumman OA-9 Goose (G-21)

Prefixo: 38-570

 

 

Acidente durante o pouso em Boa Vista, RR.

Número de ocupantes e vítimas é desconhecido.

 


 

28.09.1942

Panair do Brasil

Lockheed L-18 LodeStar

Prefixo:  PP-PBG

 

O voo saiu do Rio para Porto Alegre com escalas em São Paulo e Curitiba. Ao iniciar descida no aeroporto de Congonhas, em SP, numa aproximação noturna com mal tempo,  O L-18 LodeStar arremeteu e iniciou circuito para uma nova tentativa. Foi ouvido passando sobre o aeroporto, baixo, mas totalmente fora do eixo da pista.

Os motores pararam e a aeronave caiu na mata de Pedra Branca, em Santo André, SP, matando todos os 15 ocupantes, entre eles o Cmte. Ismael Guilherme e o copiloto Walter Seibel.

Reprodução do jornal Folha da Manhã de 29.09.1942

.


 

31.07.1942

Força Aérea dos Estados Unidos (USAAF)             

Martin B-26A Marauder

Prefixo: 41-7371

 

 

Desaparecido em serviço em Natal, RN.

O piloto J. W. Dempsey e os outros cinco tripulantes são dados como desaparecidos.

 


 

21.07.1942

Força Aérea dos Estados Unidos (USAAF)             

Martin B-26A Marauder

Prefixo: 41-7418

 

 

Acidente durante aproximação para o pouso na Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte, após falha no motor. Número de ocupantes e vítimas desconhecido.

 


 

20.07.1942

Força Aérea dos Estados Unidos (USAAF)             

Lockheed A-29 Hudson

Prefixo: 41-23291

 

 

Desaparecido em serviço a uma milha da costa de Natal, RN.

O piloto Peter Laroe e os outros cinco tripulantes desapareceram.

 


 

28.02.1942

VARIG

Junkers JU-52/3m

Prefixo: PP-VAL

O Junkers JU/52, PP-VAL, batizado de VARIG 'Maua', caiu às margens do Rio Guaíba, em Porto Alegre pouco depois de decolar do Aeroporto São João. Morreram seis dos vinte e um ocupantes, entre eles o piloto Harald Stunde e o mecânico de voo Bruno.

 


 

24.02.1942

Syndicato Condor

Junkers W-34

Prefixo:  P-BAOA (PP-CAO)

Queda do Junkers W-34, P-BAOA (PP-CAO), Syndicato Condor 'Tibagy', ao fazer um pouso forçado em Riachão, estado do Maranhão. Morreram o piloto Cid Sebastião da França Brugger e o mecânico de voo Jayme Franco Americano.

 


 

24.02.1942

Syndicato Condor

Junkers W-34

Prefixo:  P-BAPA (PP-CAP)

Acidente com o Junkers W-34, prefixo P-BAPA (PP-CAP), batizado Syndicato Condor 'Taquary', em local indeterminado no estado da Bahia. Não há relato de vítimas.

Em 5 de maio de 1936, a aeronave PP-CAP foi o primeiro hidroavião a amerrissar no estado do Acre, no rio Acre, na cidade de Rio Branco.

 


 

07.02.1942

Força Aérea dos Estados Unidos (USAAF) 

Boeing B-17E Flying Fortress

Prefixo: 41-2482

 

 

Acidente ocorrido durante a decolagem da Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte. As causas, o número de ocupantes do avião e as vítimas são desconhecidos.

 


1941

08.12.1941

Panair do Brasil

Fairchild XA942A

Prefixo: PP-PAP

Acidente na cidade de Belém, PA. Este foi o segundo acidente com o avião PP-PAP. O anterior foi em 09.05.1939, em Santarém, também no Pará. A aeronave foi retirada de uso em meados de 1940, tendo seu registro cancelado em 10 de janeiro de 1948.


 

18.08.1941

Panair do Brasil

Lockheed L-18 LodeStar

Prefixo: PP-PBD

 

O L-18 LodeStar fazia uma aproximação noturna com mal tempo. A aeronave arremeteu e iniciou circuito para uma nova tentativa. Desviou-se da rota prescrita e acabou batendo na Serra da Cantareira em São Paulo, SP. Dos 14 ocupantes morreram cinco passageiros e mais o Cmte. Clovis Roldão de Oliveira Bastos, o copiloto Comet Sipetz e o radiotelegrafista.


26.06.1941

Panagra - Pan American Grace Airways

Sikorsky S-43

Prefixo: NC16928

 

A aeronave  batizado "Santa Clara" acidentou-se durante a aterrissagem no Rio de Janeiro (RJ), ficando totalmente avariada. O acidente ocorreu por circunstâncias desconhecidas. Todos os quatro tripulantes escaparam ilesos.

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


 

15.01.1941

LATI - Linee Aeree Transcontinentali Italiani

Savoia-Marchetti SM.75

Prefixo: I-BAYR

 

 

O avião deixou Natal às 08:00 (LT) com destino a Dakar, no Senegal, com quatro tripulantes e seis passageiros, realizando um voo de correio diplomático. Às 11:25 (LT), enquanto sobrevoava o Oceano Atlântico, a tripulação informou ATC que encontrou problemas técnicos com o motor central, que havia parado de funcionar.

 

Às 11:46 (LT), a tripulação enviou uma mensagem de “mayday” e, dez minutos depois, informou ATC que a situação a bordo estava complicada. Menos de dez minutos depois, aeronave perdeu o controle e caiu no mar. Importantes operações de busca e salvamento foram realizadas em uma área de 185 quilômetros da ilha de Fernando de Noronha (PE).

 

As Operações de salvamento e resgate acabaram sendo suspensas uma semana depois, em 22.01.1941, e nenhum vestígio da aeronave ou dos seus ocupantes foi encontrado. O diretor técnico da LATI - Linee Aeree Transcontinentali Italiani estava entre as vítimas. A tripulação era composta pelos pilotos Primo Ferioli e Giuseppe Baratelli, pelo engenheiro de voo Oscar Pinelli e pelo radionavegador Guido Fertonani. No total, 10 pessoas morreram no acidente.

 


1940

09/12/1940

Aviação Naval

Focke Wulff Stiglitz                     

Prefixo: 159

 

Queda de avião deixa dois mortos no Rio de Janeiro, RJ

 


 

08.12.1940

Particular

Planador

Prefixo: ***

 

O piloto de nacionalidade alemã Willy Pfaffenbach, 39 anos, morreu na queda de avião próximo ao Campo de Cumbica, em Guarulhos, SP.

 

jornal Folha da Manhã, 10.04.1940

 


 

08.11.1940

 

Colisão Aérea

 

 

VASP

Junkers JU-52 3/mg3e

Prefixo: PP-SPF

Shell-Mex Argentina

de Havilland 90 Dragonfly Rapide

Prefixo: LV-KAB

Em 1936 a Vasp estabeleceu a primeira linha comercial entre São Paulo e Rio de Janeiro, e em 1937 recebeu seu terceiro Junkers.

Tragicamente, este avião, matriculado PP-SPF, batizado de VASP 'Cidade de Santos' sofreu o primeiro grande acidente de nossa aviação comercial: em 8 de novembro de 1939 chocou-se, após a decolagem do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com um de Havilland 90 Dragonfly argentino matriculado, que se aproximava para pouso na pista do Fluminense Yacht Club (hoje Iate Clube do Rio).

As duas aeronaves caíram sem deixar sobreviventes entre seus ocupantes.

A bordo do Junkers Ju 52 da VASP estavam quatro tripulantes - entre eles o Comandante Julio Fernandes Costa, o copiloto Paulo Cintra Leite e o navegador Eli Lopes de Araújo - e mais 14 passageiros. Hernadez Catá, o embaixador de Cuba no Brasil, estava entre as vítimas. Não houve sobreviventes.

Na aeronave proveniente a argentina havia apenas o piloto a bordo, que também faleceu no acidente. A visibilidade ruim foi apontada como a causa da colisão aérea.

No total, 19 pessoas morreram.

Um Junkers JU 52 Trimotor

 

Clique aqui e veja a notícia publicada na Folha da Manhã de 09/11/1940

 


 

17.07.1940

Correio Aéreo Naval

Waco Cabine CJC

Prefixo: ***  

 

Acidente em Rio Pardo, RS, deixa um morto.

 


 

21.06.1940

Aviação Militar

Vought Corsair     

Prefixo: ***

 

Acidente em local desconhecido no RS. Um morto.

  


 

10.06.1940

Aviação Naval

Focke Wulff Stiglitz C-21

Prefixo: ***

 

Acidente em Niterói, RJ, deixa um morto.

 


 

23.05.1940

Correio Aéreo Militar

Waco Cabine CJC C-21  

Prefixo: ***

 

Acidente de em Ilhéus, BA. Dois mortos.

 


 

04.04.1940

Aviação Naval

Waco F5

Prefixo: ***

 

Acidente em Gov. Celso Ramos, SC. Dois mortos.

 


 

09.01.1940

Correio Aéreo Militar

Waco Cabine CJC

Prefixo: ***

 

Acidente em Amarante, PI. Dois mortos.

 


 

Fontes: Planecrashinfo, ASN, BAAA-ACRO, USAAF e

Torre de Controle (Recortes de 1920 a 1940)

 


Ir para ACIDENTES BRASIL ENTRE 1950 E 1959

Ir para ACIDENTES BRASIL ENTRE 1930 E 1939

.

.

.

.

Este site está em The Best Aviation Sites
. . . .

Desde 2006 ® Direitos Reservados - Jorge Tadeu da Silva