.

CLIQUE AQUI PARA VOLTAR À PÁGINA INICIAL

.

ACIDENTES AERONÁUTICOS

OCORRIDOS NO BRASIL EM 1981

.

MENU


ACIDENTES
AÉREOS NO
BRASIL

ACIDENTES
AÉREOS NO
MUNDO

ACIDENTES DE

HELICÓPTERO

NO BRASIL


CLIQUE AQUI E LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO E ESPAÇO

O ACIDENTE

NO VOO 447

AIR FRANCE


A TRAGÉDIA

EM CONGONHAS

VOO 3054


O DESASTRE

NO VOO 1907

DA GOL


A TRAGÉDIA

COM O FOKKER 

 100 DA TAM


ACIDENTES

HISTÓRICOS

CAIXA-PRETA

VÍDEOS DE
ACIDENTES

AERONAVES

EMPRESAS AÉREAS

AEROPORTOS

INFORMAÇÕES

E SERVIÇOS


HISTÓRIA E

CURIOSIDADES


ARTIGOS

IMAGENS DE

ACIDENTES

NO BRASIL


IMAGENS DE

ACIDENTES

NO MUNDO


LINKS E
 PARCERIAS

Quer ser um

site parceiro?


FALE CONOSCO

FALE CONOSCO




ANUNCIE

NESTE SITE


..

13.12.1981

Lider Táxi Aéreo

Aero Commander 500

Prefixo: PT-BVX

 

 

Acidente com avião a Líder. Sem mais informações sobre local, vítimas e os detalhes da ocorrência.

 


 

12.12.1981

FAB - Força Aérea Brasileira

Neiva Regente 420C (U-42)

Prefixo: FAB 2985

 

 

No final da tarde de sábado, 12 de dezembro de 1981, pouco depois das 17 horas, o avião Regente da FAB sofreu um disparo de hélice, seguido de uma falha do motor, e teve que efetuar um pouso de emergência na altura do km 49 da Rodovia Fernão Dias, no município de Atibaia (SP). Uma de suas asas colidiu com um caminhão Mercedes Benz que trafegava pelo local.

 

A aeronave era pilotada pelo coronel aviador Mário de Lima Passos e levava três pessoas a bordo. Ninguém se feriu. 

 


 

12.12.1981

Pic Aviação Agrícola

Embraer EMB-202A Ipanema

Prefixo: PT-GUH

 

No manhã de sábado, 12 de dezembro de 1981, o monomotor PT-GUH colidiu contra um fio de alta tensão e caiu ao solo na fazenda Santa Bárbara, em Mogi Mirim, interior de São Paulo.

 

O avião da Pic Aviação Agrícola Ltda., com sede em São Gotardo, Minas Gerais, fazia a pulverização de uma lavoura, voando a baixa altura.

 

O piloto não conseguiu desviar da rede elétrica e uma asa chocou-se contra os fios, provocando a queda do aparelho. O piloto Edson Eiji Pakakaura ficou levemente ferido e foi levado para o Pronto Socorro da cidade.

 


 

29.10.1981

Lider Táxi Aéreo

Bell 212

Prefixo: PT-HJU

 

 

Helicóptero caiu no mar, na costa de Salinópolis, no Pará. Os cinco ocupantes morreram no acidente.

 


 

29.09.1981

VOTEC

Sikorsky S-76A

Prefixo: PT-HKC

 

 

Acidente com helicóptero em Macaé, RJ. A aeronave estava parada e foi tombada por ventos fortes. Sem vítimas.

 


 

06.08.1981

Líder Táxi Aéreo

Sikorsky S-58ET

Prefixo: PT-HFX

 

 

Acidente com helicóptero. Sem mais informações.

  


 

29.07.1981

Hotel Carimã

Hughes 300

Prefixo: PT-HBC

 

Ao decolar do município de Piraí do Sul, no Paraná, para a operação de resgate do avião Piper PA-34 prefixo PT-EQV, acidentado em 24 de julho no município de Arapoti (PR), um helicóptero com capacidade para levar duas pessoas a bordo, tentou decolar com três e caiu, após subir 60 metros. Os ocupantes sofreram escoriações leves.

 


 

24.07.1981

Agropecuária Bamerindus

Piper PA-34 Seneca II

Prefixo: PT-EQV

 

 

O avião decolou do Aeroporto Afonso Penna, em Curitiba, às 8h32, com destino a uma fazenda do Bamerindus em Serrinha, no município de Joaquim Távora, também no Paraná.

 

Meia hora depois, quando a aeronave estava na região de Jaguariaiva, o piloto informou que o tempo estava muito ruim e que o Seneca estava com camadas de gelo. O avião iria fazer um pouso em Quatinguá às9h30, porém não fez mais contato.

 

Como no dia seguinte a aeronave ainda não havia sido encontrada, a FAB, juntamente com particulares, iniciaram uma busca que chegou a envolver 30 aeronaves, entre aviões e helicópteros. 

 

A aeronave foi encontrada em 29 de julho às 14h30, quanto um helicóptero avistou os destoços do aviao no fundo de uma grota na Fazenda dos Mascates, na Serra do Murtinho, no município de Piraí do Sul, no Paraná.

 

Os seis ocupantes do avião morreram: o piloto Dalton Nicoleti e os passageiros, o presidente do Banco Bamerindus, Thomaz Edison de Andrade Vieira; seu irmão e vice-presidente do banco, Cláudio Enoch de Andrade Vieira; e os três filhos deste, Avelino, Fábio e Mauricio.

 

.

Folha de S.Paulo, 30.07.1981

 


 

22.07.1981

Líder Táxi Aéreo

Bell 212

Prefixo: PT-HKW

 

 

O helicóptero caiu após decolar de plataforma de petróleo na Costa de Macaé (RJ). Os quatro ocupantes escaparam com vida.

 


 

11.06.1981

VARIG

Boeing 707-341C

Prefixo: PP-VJT

 

 

 

O Boeing 707-341C, prefixo PP-VJT, da Varig (foto acima), realizou um voo cargueiro de Los Angeles, na Califórnia, nos EUA, para o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, com escalas na cidade do Panamá, no Panamá, e Manaus, no Amazonas. A bordo estavam apenas os três tripulantes.

 

O voo na etapa Los Angeles/Panamá transcorreu normalmente. Na etapa Panamá/Manaus até o início da descida tudo corria normalmente, tendo inclusive a aeronave recebido dois boletins meteorológicos de Manaus com as informações de que não havia restrições à visibilidade, nem teto significativo, a temperatura era de 23°C e o ponto de orvalho 21°C.

 

Durante a descida houve uma deterioração rápida das condições meteorológicas por ocorrência de chuva. Às 09h22 o APP informou estar o campo aberto com teto de 2.000 pés, altímetro 1.014, temperatura 23°C, e vento de 30° com 10KT. Às 09h31, o APP informou já não haver mais visibilidade em ambas as cabeceiras.

 

Às 09h35, a aeronave interceptou o ILS da pista 10 recebendo informação de que a visibilidade estava bastante reduzida. Logo apõs a aeronave interceptou o "outermarker", cruzando 1.500 pés, e os pilotos avistaram as luzes da pista, prosseguindo para o pouso.

 

Na curta final a chuva aumentou e o piloto sentiu que o vento variava em intensidade e direção. O piloto procurou colocar a aeronave, logo na pista baixando imediatamente a roda do nariz e acionando os "speed brakes".

 

O Boeing 707 acabou acidentou-se no pouso no Aeroporto de Manaus, no Amazonas, após tocar o solo a 148 nós e aquaplanar, atingindo a iluminação da pista e saindo da mesma, com colapso do trem de pouso principal do lado direito. Os três ocupantes escaparam ilesos.

 

(Foto: AeroMuseu)

 

Examinando-se todos os dados e circunstâncias do presente Relatório de Investigação conclui-se que a aeronave e seus sistemas estavam funcionando normalmente durante todo o transcorrer do voo.

 

Após o início da descida para o pouso em Manaus várias comunicações foram realizadas evidenciando que as condições meteorológicas estavam se deteriorando. Quando a aeronave interceptou o ILS da pista 10 recebeu a in formação da TWR de que a visibilidade estava bastante reduzida.

 

Ao cruzar o "outtermarker" os pilotos avistaram as luzes da pista, mas as perderam de vista, embora as condições de chuva tenha piorado na curta final. O fato influenciou fundamentalmente na decisão do piloto continuar a aproximação para o pouso, apesar de perfeitamente diminuição de visibilidade, e do aumento da precipitações na área do aeródromo.

 

Na curta final o piloto, apesar de verificar um intensidadede chuva e variações do vento, decidiu prosseguir por ter ainda à vista as luzes da pista. Ciente de que as condições de pouso não eram ideais, o piloto, no momento do toque, procurou imediatamente firmar a aeronave, todavia, em virtudede uma combinação de textura do piso e da água sobre o mesmo, e velocidade de toque, a aeronave sofreu aquaplanagem dinâmica imediata.

 

Imediatamente após o toque a aeronave iniciou uma trajetória em direção â direitada pista com sua proa variando para a esquerda, aproando o vento, cujo componente de través deveria estar bastante alto. Através dos ventos reportados, verificamos que âs 09h22 era de 30° com 10 KT; às 0923Z, 30° com 12 KT; às 09h30, 30° o que nos permite deduzir, que nomomento do toque, âs velocidade do vento deveria ser bem superiores a 14KT, o que resultaria numa componente de través certamente superior a aumento de 148 KT o a componente de vento de través, aliada a falta total de das rodas na pista, devido a aquaplanagem, resultaram na ida da aeronave em direção a lateral direita da pista, apesar dos esforços do piloto em tentar mantê-la na mesma com as rodas do trem direito fora da pista, conforme marcas deixadas na superfície não pavimentada, que a tendência à direita diminuiu de intensidade, alinhando a trajetória ao eixo da pista, apesar da proa.

 

A partir desse momento o piloto se conscientizou de que seus esforços em retornar à pista eram inúteis e decidiu então cortar os motores da aeronave e aguardar sua parada, o que veio a acontecer logo depois, já coma aeronave aproada aproximadamente no rumo 180°, a cerca de 1.200metros da cabeceira 10 e com a empenagem a cerca de 40 metros da lateral direita da pista 10.

 

A deficiente atuação dos bombeiros deveu-se a que a torre desconhecia a ocorrência do acidente, pois não tinha visibilidade nomomento do pouso e nem foi informada pela aeronave, de seu pouso. Fato comprovado pelas transmissões efetuadas na tentativa de localizar a mesma pois o controlador achava ter a aeronave arremetido na curta final. Clique aqui e leia o Relatório Final do acidente.

 


 

11.03.1981

Líder Táxi Aéreo

Bell 212

Prefixo: PT-HKP

 

 

A aeronave havia saído da Plataforma PA-15 da Petrobras e caiu no mar, a cerca de 50 km da costa do Amapá. Os ocupantes foram resgatados após 15 horas. O helicóptero afundou enquanto estava sendo rebocado. Sem vítimas fatais.

 


 

10.03.1981

FAB – Força Aérea Brasileira

Embraer C-95 Bandeirante

Prefixo: FAB 2168

 

 

Acidente no Rio de Janeiro, RJ.

 


 

24.02.1981

VOTEC Serviços Aéreos Regionais

Embraer 110P Bandeirante

Prefixo: PT-GLB

 

 

A aeronave decolou às 15:18 hs. do Aeroporto de Tucuruí (PA) com dois tripulantes e 12 passageiros. Ao se aproximar para a aterrissagem por volta das 16 horas no Aeroporto de Belém, sob forte chuva e ventos fortes, perdeu altura e colidiu com o toldo da popa de um navio de bandeira norte-americana que estava nos estaleiros da Empresa de Navegação da Amazônia (Enasa) para reparos.

 

Segundo funcionários do estaleiro, o avião logo perdeu uma asa e saiu deslizando sobre duas balsas até se espatifar contra o rebocador 'Purus', ficando a parte dianteira da aeronave sobre o rebocador e a parte traseira nas águas da baia do Guajará.

 

Os dois tripulantes e 11 passageiros morreram no acidente.

 


 

28.01.1981

Sudene – Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste

Douglas C-47A-90-DL (DC-3)

Prefixo: PP-ZNU

 

Acidente com avião em Petrolina, PE. Sem vítimas.

 


 

Você tem mais informações sobre estes ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


.

Fontes: Folha de S.Paulo, Jornal do Brasil, ASN, BAAA-ACRO, Wikipédia e FAB.

Edição de texto e imagem: Jorge Tadeu da Silva


Voltar a página anterior

Ir para a página seguinte

. . . .
Este site está em The Best Aviation Sites
. . . .

Desde 2006 ® Direitos Reservados - Jorge Tadeu da Silva