CLIQUE AQUI PARA VOLTAR À PÁGINA INICIAL

.

DETALHES DE ACIDENTES AERONÁUTICOS

OCORRIDOS NO BRASIL EM 2003

MENU


PÁGINA INICIAL

.

ACIDENTES

AÉREOS NO

BRASIL

.
ACIDENTES
AÉREOS NO
MUNDO
.
VÍDEOS DE ACIDENTES
.

IMAGENS DE ACIDENTES

NO BRASIL

.

IMAGENS DE ACIDENTES

NO MUNDO

.
CAIXA-PRETA
.
ACIDENTES HISTÓRICOS
.
ACIDENTES HELICÓPTEROS
.

A TRAGÉDIA

COM O FOKKER 

 100 DA TAM

.

O DESASTRE

NO VOO 1907

DA GOL

.
AEROPORTOS
.
AERONAVES
.

EMPRESAS

AÉREAS

.
CURIOSIDADES
.
LOGOMARCAS
.
SELOS POSTAIS
.

INFORMAÇÕES

E SERVIÇOS

.
.ARTIGOS
.
LINKS
.
FAÇA SUA ESCUTA AÉREA NOS PRINCIPAIS AEROPORTOS DO BRASIL E DO MUNDO
ATC- Faça sua escuta aérea
.

 .

Assine meu

Livro de Visitas

.

.
SITE DO JORNALISTA JORGE TADEU
.
O ARQUIVO DO FUTEBOL
.
Quer ser um site parceiro?
.

ANUNCIE

NESTE SITE

.

SOBRE O AUTOR

E SUAS FONTES

.
SOBRE O SITE
.
FALE CONOSCO
FALE CONOSCO
.

 

04 JAN - Júlio Simões Táxi Aéreo - Cessna 525 (Citation) - PT-XJS

 

A aeronave havia decolado de Morrinhos - GO (SWMX) para São Paulo - SP (SBSP), tendo a bordo dois tripulantes e dois passageiros.

 

Na corrida após o pouso no Aeroporto de Congonhas, o Cmte. percebeu uma falha no sistema de frenagem da aeronave, optando por desviar ainda com velocidade para uma interseção da pista.

 

Sem conseguir a frenagem, precipitou-se no barranco da pista de táxi, ultrapassando a murada do aeroporto e atingindo uma carrocinha de venda de churrascos, destruindo-a e ferindo levemente seu condutor.

 

A aeronave sofreu danos graves mas seus ocupantes saíram todos ilesos.

 


 

11 JAN - Particular - EMB 202 (Ipanema) - PT-UKO

 

A aeronave decolou por volta das 08:00Z, da Fazenda Perdigão, no município de Novo São Joaquim - MT, com duas pessoas a bordo, para um voo de traslado até a Fazenda Beto Moreira, a 35 NM da origem, onde realizaria uma aplicação de defensivo agrícola.

 

A aeronave foi encontrada às 17:00Z, a cerca de 7 NM da origem numa área de densa vegetação, parcialmente submersa no Riacho Itaquerezão, tendo sofrido danos que inviabilizam sua recuperação.

 

Os dois ocupantes faleceram no local.

 


 

21 JAN - Patruaar Serviços Aeroagrícolas - EMB 201 (Ipanema) - PT-GGD

 

Tendo apenas o piloto a bordo, a aeronave decolou de uma fazenda no município de Espigão do Oeste - RO, para um voo de aplicação de herbicida.

 

No procedimento da decolagem, a aeronave colidiu com uma cerca no prolongamento da pista e capotou, incendiando-se totalmente em seguida.

 

O piloto sofreu queimaduras graves e veio a falecer dois dias após o acidente.

 


 

26 JAN - VASP - Viação Aérea São Paulo - B 737-200 - PP-SPJ

 

A aeronave decolou do Aeroporto de Manaus - AM (SBEG) com destino a Rio Branco - AC (SBRB), transportando 06 tripulantes e 89 passageiros.

 

O aeródromo de destino operava por instrumento, devido a um banco de nevoeiro.

 

Na chegada, o Aeroporto de Rio Branco operava visual, porém durante a aproximação final para a pista 06, com o co-piloto nos comandos, voltou a operar por instrumento, tendo a tripulação prosseguido para o pouso, entretanto em altitude inferior àquela prevista na Carta de Aproximação.

 

A aeronave terminou por descer além da MDA, vindo a colidir inicialmente com uma árvore, e na seqüência, tocando a pista a 100 metros da cabeceira 06.

 

No momento do impacto, ambos os motores apagaram, tendo o Cmte. assumido o comando da aeronave.

 

Após o impacto, a aeronave deslizou por cerca de 600 metros, vindo a parar na pista de táxi.

 

Nenhum dos ocupantes ficou ferido, porém a aeronave sofreu danos graves.

 


 

30 JAN - Particular - EMB 810-D (Seneca III) - PT-RYY

 

A aeronave decolou de Brasília - DF (SBBR) com destino a Santa Rita de Cássia - BA (SNKS), tendo a bordo o piloto e três passageiros.

 

No trajeto, pousou em Barreiras - BA (SNBR) para reabastecer, decolando em seguida.

 

Ao avistar a pista no destino, desacoplou o piloto automático, quando ocorreu um disparo do compensador elétrico da aeronave, no sentido de cabrar o nariz.

 

Apesar das tentativas de correção do piloto, a aeronave começou a perder velocidade e altitude, vindo a chocar-se com o solo e incendiando-se totalmente.

 

O piloto e um passageiro saíram ilesos, um deles sofreu queimaduras no rosto e o outro queimaduras generalizadas, vindo a falecer em conseqüência três dias depois.

 


 

03 FEV - Particular - EMB-721 D (Sertanejo) - PT-RKV

 

A aeronave iniciou a corrida de decolagem do Aeródromo 14 Bis (SSOK), em Londrina - PR, com o piloto e quatro passageiros a bordo.

 

Chegando ao final da pista, não havia atingido ainda velocidade suficiente para decolar, vindo a ultrapassar a pista e colidir com elevações do terreno em uma plantação e parando a cerca de 100 metros da cabeceira 29.

 

Nenhum dos ocupantes sofreu ferimentos, mas a aeronave ficou seriamente avariada.

 


 

04 FEV - Particular - EMB- 710 C (Carioca) - PT-NMD

 

A aeronave decolou da Fazenda São José “OB” (SDOB), em Tapiratiba - SP, transportando o piloto e três passageiros com destino a Passos - MG (SNOS).

 

Testemunhas afirmaram que logo após a decolagem, ouviram o motor sofrer uma brusca redução de potência.

 

Em seguida foi tentado um pouso, mas a aeronave ultrapassou os limites da pista e caiu em um barranco de cerca de 15 metros de altura, chocando violentamente o nariz contra o solo e parando em posição dorsal, quando explodiu.

 

Os quatro ocupantes faleceram no acidente e a aeronave foi consumida pelo fogo.

 


 

07 FEV - Chico Aviação Agrícola - EMB- 201 A (Ipanema) - PT-GZW

 

A aeronave havia decolado do aeródromo de Dourados - MS (SSDO), para um voo de pulverização sobre uma área de plantio de arroz, localizada a cerca de 7 km do referido aeródromo.

 

Durante uma das passagens (tiros) sobre a plantação, a aeronave colidiu com três fios de uma rede elétrica de baixa tensão, perdendo o controle e vindo a chocar-se com o solo.

 

Seu piloto sofreu ferimentos leves e a aeronave ficou seriamente avariada.

 


 

07 FEV - Particular - BE-90 (King Air) - PT-WAG

 

A aeronave estava realizando o pouso no Aeroporto de Maceió - AL (SBMO), com dois tripulantes e cinco passageiros a bordo.

 

A tripulação já havia reportado ao Controle Maceió pane elétrica e hidráulica e quando tocou a pista o trem-de-pouso que se encontrava destravado recolheu, causando sérios danos na fuselagem, hélices e trem-de-pouso,.

 

Os sete ocupantes permaneceram ilesos.

 


 

22 MAR - Soure Táxi Aéreo - EMB- 810 C (Seneca II) - PT-ETG

 

A aeronave decolou do Aeroporto Júlio César (SBJC), em Belém, com destino ao Aeródromo Ambrósio (SIPY), em Portel, respectivamente capital e município do Estado do Pará. Levava o piloto e três passageiros a bordo.

 

Na corrida após o pouso, quando foram aplicados os freios, a aeronave derrapou na pista molhada (piso de grama).

 

Tentando não colidir com a cerca existente no prolongamento da pista, o piloto comandou um “cavalo-de-pau”, que entretanto não foi suficiente para parar a aeronave, que terminou por colidir com os mourões da cerca, ficando seriamente avariada.

 

Seus ocupantes, porém, nada sofreram.

 


 

25 MAR - Táxi Aéreo Pinhal - Mitsubishi MU-300 - PT-LNN

 

Com dois tripulantes e um passageiro a bordo, a aeronave realizava um voo do Aeroporto Santos Dumont (SBRJ), no Rio de Janeiro - RJ, para a Base Aérea de Santos - SP (SBST).

 

Após uma aproximação perdida da descida NDB, a aeronave prosseguiu para nova tentativa, alcançando condições VFR com a pista.

 

Havia formações de grande e médio portes nas imediações, além de vento de cauda para a cabeceira escolhida.

 

Na corrida após o pouso, ocorreu perda de controle da aeronave e a ultrapassagem da pista.

 

Após cruzar o quebra-mar de concreto, a mesma precipitou-se dentro da água, onde submergiu, sofrendo danos graves. Seus ocupantes, porém, saíram ilesos.

 


 

01 MAI - Aeroclube de Várzea Grande - AMT-200 (Ximango) - PP-KDV

 

Durante a terceira decolagem do dia no município de Nobres - MT (SWNB) para a realização de voo panorâmico, com o piloto e um passageiro a bordo, o trem-de-pouso esquerdo começou a recolher-se durante a corrida, causando uma guinada da aeronave para a esquerda.

 

O piloto interrompeu a decolagem freando bruscamente, provocando uma forte torção do trem direito e da bequilha, que se fraturaram. Em seguida, ocorreu também a quebra do trem esquerdo.

 

A aeronave sofreu danos graves, mas os ocupantes permaneceram ilesos.

 


 

07 MAI - Itaquerê Aeroagrícola - EMB-202 (Ipanema) - PT-ULF

A aeronave decolou da Fazenda Itaquerê (SWNJ), no município de Novo São Joaquim - MT para a aplicação de defensivo agrícola sobre uma plantação de algodão.

 

Durante a curva de reversão (“balão”) da última passagem dos voos da manhã, no momento em que realizava o enquadramento do “tiro”, a aeronave afundou, entrando voando por cerca de 100 metros na plantação até pilonar e incendiando-se em seguida, o que provocou danos graves na mesma.

 

O piloto, único ocupante, sofreu lesões leves.

 


 

18 MAI - Particular - EMB- 810 C (Seneca II) - PT-ERX

 

A aeronave decolou de Paraíso do Tocantins - TO (SWTO), com o piloto e um mecânico de aeronaves a bordo, para Penápolis - SP (SDPN), onde realizaria uma manutenção periódica.

 

As condições meteorológicas eram boas no início da tarde, com boa visibilidade. Testemunhas avistaram a aeronave descendo em ângulo acentuado e indícios de fogo a bordo, tendo a mesma se chocado com o solo na Fazenda Santa Maria, município de Guaraci - SP, e explodido.

 

Os dois ocupantes faleceram no acidente.

 


29 MAI - Particular - EMB- 710 C (Carioca) - PT-NMF

 

A aeronave realizava um voo do aeroporto de Laranjal do Jari - AP (SNZB) para o Garimpo 2002, localizado no mesmo município, tendo apenas o piloto a bordo.

 

Chegando no destino, o piloto realizou várias tentativas de aterrissar, arremetendo antes de tocar a pista.

 

Na última tentativa, durante a arremetida a aeronave colidiu a ponta da asa com a copa de algumas árvores, perdendo o controle e colidindo violentamente com uma montanha a cerca de 1.300 metros da pista.

 

O piloto faleceu no local e a aeronave ficou gravemente avariada.

 


 

01 JUN - Itamarati Norte Agropecuária - EMB- 201 A (Ipanema) - PT-UCZ

 

A aeronave realizava o segundo voo do dia para a aplicação de defensivo agrícola numa plantação de cana-de-açúcar da Fazenda Guanabara (SWGB), município de Nova Olímpia - MT.

 

Após o enquadramento do terceiro “tiro”, o piloto percebeu que a aeronave estava perdendo potência, iniciando os procedimentos para recuperá-la.

 

Não obtendo sucesso e notando uma forte vibração no nariz da aeronave, o piloto optou por alijar a carga e realizar um pouso de emergência no canavial.

 

A aeronave ficou seriamente avariada, mas o piloto, único a bordo, nada sofreu.

 


 

03 JUN - Particular - EMB- 721 C (Sertanejo) - PT-EGL

 

Tendo a bordo o piloto e cinco passageiros, a aeronave decolou no início da manhã de Votuporanga - SP (SDVG) com destino ao Aeroporto de Forquilhinha, em Criciúma - SC (SBCM).

 

Ao sobrevoar a região do município de Aurora - SC, encontrou severas condições meteorológicas, com chuva forte, trovoadas e a camada de nuvens baixa, vindo a colidir com uma montanha e incendiando-se totalmente.

 

Os seis ocupantes faleceram no local.

 


 

08 JUN - Particular - Britten Norman BN-2A-8 - PT-KQS

 

A aeronave decolou do aeroporto de São João Del Rei - MG (SNJR) para a Fazenda Porto Belo (SDPA), em Mangaratiba - RJ, com o piloto e oito passageiros a bordo.

 

Na aproximação para o pouso, o piloto observou que o motor esquerdo estava falhando, optando por reduzi-lo e prosseguir para o pouso.

 

Ao verificar que não conseguiria transpor uma rede de alta tensão que se encontrava na sua proa, decidiu realizar um pouso forçado em uma área de pasto.

 

A aeronave sofreu danos graves, mas os ocupantes permaneceram ilesos.

 


 

11 JUN - Astro Táxi Aéreo - EMB- 820 C (Navajo) - PT-EHH

Com dois pilotos e dois funcionários (seguranças) de uma empresa de transporte de valores a bordo, a aeronave decolou do Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte (SBBH) para transportar malotes de dinheiro até Juiz de Fora, sempre em Minas Gerais.

 

Após a subida, a aeronave apresentou problemas de baixa pressão de óleo e a tripulação decidiu retornar a Belo Horizonte.

 

Após completar uma curva de 270º na aproximação final, a aeronave iniciou uma atitude picada, culminando com uma colisão violenta com o solo, onde se incendiou completamente.

 

Os quatro ocupantes faleceram no local.

 


 

23 JUN - Amazonaves Táxi Aéreo - EMB-720 D (Minuano) - PT-VCB

 

 

A aeronave decolou de Tefé (SBTF) para São Gabriel da Cachoeira (SBUA), municípios do Estado do Amazonas, levando o piloto e um passageiro.

 

Foi plotada pelo radar quando se encontrava a 40 NM de São Gabriel da Cachoeira, momento aproximado em que comunicou-se pela última vez via rádio com sua empresa, tendo desaparecido em seguida.

 

Foi localizada cerca de três meses depois submersa em um lago próximo à comunidade indígena de Maguari, a 63 NM de Tefé.

 

A aeronave encontrava-se de dorso com a bequilha quebrada, apresentando danos estruturais leves. Os dois ocupantes, entretanto, faleceram no acidente.

 


 

30 JUN - Particular - Cessna 210 N - PT-ORU

 

Apenas com seu piloto a bordo, a aeronave realizava um voo do aeródromo de Colniza (SWCI), em Aripuanã - MT para Ji-paraná - RO (SWJI).

 

A aproximadamente 15 minutos do destino, o motor começou a apresentar problemas, com perda de potência.

 

O piloto iniciou a descida a uma razão de 400 pés/minuto quando, na aproximação para o aeródromo, a potência caiu bruscamente, vindo a aeronave a perder altura de uma maneira acentuada, terminando por colidir com o solo a cerca de 200 metros da cabeceira.

 

A aeronave sofreu danos graves e seu piloto ferimentos leves.

 


 

01 JUL - Heringer Táxi Aéreo - Mitsubishi MU-2B 35 - PT-LFX

A aeronave decolou de São Luiz - MA (SBSL) com dois tripulantes e dois passageiros a bordo, com destino a Belém - PA (SBBE), para um voo de transporte de malotes.

 

Quando realizava a aproximação final, em meio a forte chuva, a aeronave efetuou, às 19:57 h (local), o seu último contato com a Torre Belém.

 

A aeronave foi encontrada acidentada no dia seguinte, tendo seus quatro ocupantes falecido e a aeronave sofrido avarias graves.

 


 

01 JUL - Particular - EMB- 711 C (Corisco) - PT-NDX

 

A aeronave seguia de Tefé (SBTF) para Coari (SWUI), voo no Estado do Amazonas, apenas com seu piloto a bordo.

 

Após 40 minutos de voo, a cinco minutos do destino e já tendo iniciado a descida, o motor começou a falhar, parando repentinamente.

 

Foram tentados procedimentos de reacendimento, sem sucesso, tendo o piloto decidido por um pouso de emergência em meio à floresta, contatando antes os órgãos de controle e passando sua posição determinada com GPS (próxima ao Lago Coari).

 

O piloto permaneceu ileso mas a aeronave ficou seriamente avariada.

 


 

01 JUL - Aeroclube de Cruz Alta - Aeroboero AB-180 - PP-FLV

 

A aeronave decolou do aeródromo de Cruz Alta - RS (SSAK) com o objetivo declarado de realizar um treinamento em voo solo de toque e arremetida.

 

Após a primeira arremetida, abandonou o tráfego e seguiu para destino incerto.

 

Segundo testemunhas, executou passagens baixas sobre o município de Ijuí - RS, fazendo contato posteriormente com o controle de Santa Maria e comunicando sua intenção de jogar propositalmente a aeronave sobre a pista da Base Aérea de Santa Maria, cometendo suicídio.

 

Às 18:30 hs (local), já anoitecendo, a aeronave foi vista indo de encontro ao solo da Base Aérea em atitude extremamente picada, impacto que matou seu piloto.

 

A aeronave ficou gravemente avariada.

 


 

08 JUL - Aeroclube do Brasil - EMB-712 (Tupi) - PT-NZP

 

A aeronave decolou com o piloto e um passageiro do Aeroporto de Jacapareguá (SBJR), no Rio de Janeiro - RJ, para um voo panorâmico de duração prevista de 30 minutos.

 

Após a decolagem, o motor apresentou uma perda de potência e o piloto optou por retornar ao aeródromo.

 

Efetuado o pouso, após livrar a pista já com o motor totalmente parado, a aeronave apresentou um início de incêndio, sendo imediatamente abandonada pelos seus ocupantes, que não chegaram a sofrer ferimentos.

 

A aeronave, porém, teve sua cabine, partes do motor e a asa direita destruídas pelo fogo.

 


 

16 JUL - Aeroclube de Nova Iguaçu - CAP-4 - PP-RUT

 

O piloto/aluno realizava um voo solo com o objetivo de aprimorar seus pousos, tendo em vista a proximidade da realização de seu cheque pelo DAC.

 

Após realizar vários pousos no aeródromo de Nova Iguaçu - RJ (SDNY), durante uma arremetida para mais uma decolagem, ocorreu uma falha de motor.

 

Ao abortar a decolagem, o piloto perdeu totalmente o controle da aeronave, o que resultou na colisão com o solo seguida de pilonamento.

 

A aeronave sofreu danos graves, mas o piloto permaneceu ileso.

 


 

18 JUL - Particular - Cessna C-210 N - PT-OUK

 

A aeronave, levando apenas o seu piloto, decolou do Aeroporto de Vera Cruz - SP (SDVE) com destino ao aeródromo Pouso do Aviador (SSAY), em Campo Grande - MS.

 

Na descida, o piloto notou que o motor apresentava trepidação, decidindo por um pouso de emergência na Rodovia BR-262.

 

Durante esse procedimento, a aeronave colidiu a asa direita com a copa de uma árvore, colidindo em seguida com dois caminhões que trafegavam em sentido contrário, o que provocou a perda de sua asa esquerda.

 

O piloto e os motoristas não sofreram quaisquer ferimentos, mas a aeronave ficou seriamente avariada.

 


 

19 JUL - Rio Branco Aerotáxi - EMB-720 D (Minuano) - PT-RRX

 

Com dois tripulantes e seis passageiros a bordo, a aeronave decolou de Feijó (SWFJ) com destino a Rio Branco (SBRB), voo realizado no Acre.

 

Durante a subida, o motor começou a falhar e o piloto decidiu retornar a Feijó e efetuar o pouso no sentido contrário ao da decolagem.

 

Ao realizar uma curva à direita para alinhar-se com a pista, ocorreu a parada do motor e o piloto não conseguiu evitar uma árvore (buriti) de seis metros de altura que se encontrava à sua frente, colidindo com a mesma.

 

Com a perda de controle, a aeronave colidiu violentamente com o solo e em seguida incendiou-se totalmente devido ao vazamento de combustível.

 

Dois ocupantes tiveram lesões graves e os demais ferimentos leves.

 


 

20 JUL - Particular - Maule Aerospace ML- 210 C - PT-WOI

 

Com o piloto e dois passageiros a bordo, a aeronave (anfíbia) decolou do Hotel Tropical de Manaus - AM para efetuar um sobrevoo do Arquipélago das Anavilhanas.

 

No regresso, 35 minutos após a decolagem, a aeronave teve parada de motor.

 

Depois de tentar os procedimentos de reacendimento, e tendo em vista que se encontrava a baixa altura, sem tempo para efetuar um pouso no rio, o piloto realizou um pouso na floresta.

 

O piloto e um passageiros sofreram lesões leves e o outro ocupante saiu ileso (o contato através de equipamento Global Star e o fornecimento de coordenadas obtidas com GPS facilitaram a busca).

 

A aeronave ficou gravemente avariada.

 


 

21 JUL - Particular - EMB- 721 C (Minuano) - PT-EPT

 

A aeronave, transportando dois tripulantes e dois passageiros, decolou da Fazenda Tabajara para a Fazenda Nova Vida, ambas no Estado de Rondônia.

 

Após 25 minutos de voo, o motor começou a falhar, terminando por apagar completamente.

 

O piloto optou então por um pouso de emergência em uma estrada que dá acesso ao município de Rio Crespo.

 

Na corrida após o pouso, a aeronave colidiu com um quebra-molas da estrada, perdendo o controle e desviando-se para fora da mesma.

 

Em seguida, colidiu com arbustos e elevações do terreno, sofrendo graves avarias.

 

Os quatro ocupantes saíram ilesos.

 


 

21 JUL - Particular - EMB-720 D (Minuano) - PT-RIQ

 

A aeronave decolou do aeródromo de Mundico Coelho (SNMD), em Itaituba - PA, com o piloto e dois passageiros, para o aeródromo Independência, em uma região de garimpo no mesmo município.

 

Cerca de duas milhas após a decolagem, testemunhas afirmaram ter ouvido uma falha de motor, com a aeronave tentando retornar à pista.

 

Efetuando uma curva à direita, ela começou a perder altura, terminando por colidir com o solo, sofrendo avarias graves.

 

Todos os três ocupantes faleceram no local.

 


 

23 JUL - Particular - Cessna 551 - PT-LME

 

Com dois tripulantes e um passageiro a bordo, a aeronave decolou de Lins (SBLN) com destino a Sorocaba (SDCO), ambos municípios do Estado de São Paulo.

 

Realizou uma aproximação visual para o aeródromo de Sorocaba, e após o pouso a tripulação perdeu o controle da aeronave, que ultrapassou os limites da pista e caiu em um barranco fora da área operacional do aeródromo.

 

No impacto, o Comte. veio a falecer, o co-piloto ficou gravemente ferido e o passageiro permaneceu ileso. A aeronave ficou gravemente danificada.

 


 

30 JUL - Particular - EMB- 710 C (Carioca) - PT-NIZ

 

A aeronave, tendo a bordo o piloto e dois passageiros, decolou do aeródromo de Ariquemes - RO (SWMS) para o Garimpo São Francisco, no município de Colniza - MT.

 

Durante o pouso, a asa direita da aeronave tocou o solo, fazendo com que o piloto optasse por arremeter.

 

Ao realizar esse procedimento, a aeronave voou por alguns instantes, mas logo em seguida deu uma guinada para a direita, terminando por colidir com o terreno.

 

Os três ocupantes faleceram no acidente e a aeronave ficou seriamente avariada.

 


 

07 AGO - Particular - EMB-810 D (Seneca III) - PT-VOU

 

Tendo apenas seu piloto a bordo, a aeronave decolou do Aeroporto de Jundiaí (SDJD) com destino a Sorocaba (SDCO), municípios do Estado de São Paulo, para um voo de translado.

 

As condições meteorológicas em rota encontravam-se adversas e o voo foi realizado a baixa altura.

 

Após cerca de 15 minutos de voo, percebendo que as condições inviabilizavam a continuação do voo, o piloto decidiu retornar a Sorocaba, porém pouco depois colidiu com um morro na Serra do Japi, que encontrava-se completamente encoberta pela camada de nuvens.

 

O piloto faleceu no acidente, que causou danos graves à aeronave.

 


15 AGO - Particular - EMB-720 D (Minuano) - PT-RXV

 

A aeronave. com o piloto e um passageiro, decolou de uma pista não registrada na Fazenda Paraíso, que se localiza a 30 km de Rio Branco – AC, para realizar um voo local. Voou por aproximadamente oito minutos e regressou.

 

Na curta final, ocorreu uma colisão com um fio de alta tensão da rede elétrica.

 

O impacto resultou em avarias graves na aeronave, que entretanto conseguiu realizar o pouso por estar próxima ao solo.

 

Os ocupantes permaneceram ilesos.

 


 

16 AGO - Particular - EMB- 710 C (Carioca) - PT-NEJ

 

Tendo apenas seu condutor a bordo, a aeronave estava decolando de uma pista não homologada/registrada no município de Marcelândia - MT, quando uma motocicleta com dois ocupantes ingressou na pista em sentido contrário.

 

A aeronave prosseguiu na corrida e ao sair do solo colidiu o bordo de ataque da asa esquerda com a cabeça do motociclista, derrubando-o juntamente com o carona.

 

O motociclista veio a falecer e o carona sofreu ferimentos leves.

 

A aeronave seguiu para o aeródromo de SINOP (SWSI), onde pousou com o auxilio de faróis de automóveis, uma vez que o aeródromo não está homologado para operação noturna.

 


 

24 AGO - Aeroclube de Bauru - AMT-200 (Super Ximango) - PP-KFB

A aeronave (moto-planador), tendo a bordo o piloto e uma passageira, decolou do aeródromo de Itirapina - SP (SDJA) para realizar um voo local.

 

O piloto decolou tracionado pelo próprio motor, ganhando altura para prosseguir em voo planado.

 

Após uma hora de voo, efetuou uma descida controlada em espiral para ingressar na perna do vento e pousar. Entretanto, cruzou sobre a pista em sentido transversal, com o motor cortado, iniciando uma curva para pouso na outra cabeceira.

 

Já com o trem-de-pouso baixado, tentou por várias vezes acionar o motor para iniciar a recuperação de altitude, mas não obteve sucesso. Com uma forte inclinação, terminou por perder o controle da aeronave, colidindo violentamente com o solo.

 

A aeronave sofreu sérios danos e seus dois ocupantes ficaram gravemente feridos.

 


 

25 AGO - Particular - EMB-721 D (Sertanejo) - PT-REH

 

A aeronave decolou com o piloto e três passageiros do Aeroporto de Cuiabá (SBCY) com destino a Cáceres, respectivamente capital e município do Estado de Mato Grosso.

 

As condições meteorológicas eram desfavoráveis em rota, com teto e visibilidade baixos e chuva acompanhada de fortes ventos.

 

A aeronave foi vista por testemunhas ao sair da camada de nuvens já próxima ao aeroporto de destino.

 

Encontrava-se em atitude picada e fora de controle, condição que acarretou o desprendimento em voo de algumas partes da estrutura, culminando com sua colisão com o solo, quando sofreu danos graves.

 

Os quatro ocupantes faleceram.

 


 

25 AGO - Parintins Táxi Aéreo - EMB- 810 C (Seneca II) - PT-EIT

 

Com o piloto e um passageiro, a aeronave decolou do Aeroporto de Itacoatiara (SBIC) com destino ao Aeroporto Eduardo Gomes (SBEG), em Manaus, respectivamente município e capital do Estado do Amazonas.

 

Na decolagem, o piloto observou um ruído estranho e logo após houve perda de potência do motor esquerdo.

 

Sem embandeirar o referido motor, o piloto decidiu retornar ao aeródromo, mas devido à perda de altitude, a aeronave terminou pousando no Rio Amazonas (próximo à margem) e submergindo em seguida.

 

Os ocupantes não se feriram, mas a aeronave sofreu danos graves.

 


 

23 SET - Aeronorte Aviação Agrícola - EMB- 201 A (Ipanema) - PT-GSN

 

A aeronave havia decolado apenas com seu piloto da Fazenda Brusque para a Fazenda Dona Carolina, ambas localizadas na área do município Lagoa da Confusão - TO.

 

O voo tinha como objetivo identificar áreas de aplicação agrícola.

 

Ao chegar na Fazenda Dona Carolina, a aeronave foi recepcionada por uma pessoa que caminhou em sua direção, sendo atingida pela hélice e sofrendo ferimentos que levaram à sua morte.

 

A aeronave praticamente não sofreu danos.

 


 

25 SET - Particular - Neiva NE-821 - PT-VCF

 

A aeronave decolou do Aeroporto de Goiânia (SBGO) com destino à Fazenda do Encantado, no município de Baliza - GO, tendo a bordo o piloto e quatro passageiros.

 

Chegando ao destino, realizou uma aproximação não estabilizada, tocando primeiramente o trem-de-pouso esquerdo na lateral direita da pista, desalinhada cerca de 20º com o seu eixo, e em seguida com o trem direito em uma valeta com areia.

 

Já descontrolada, saiu da pista, perdendo o trem esquerdo e colidindo com uma árvore, tendo sido arrancados a asa e o motor esquerdos.

 

Imediatamente iniciou-se um incêndio, que provocou queimaduras graves em todos os ocupantes, dois deles vindo a falecer. A aeronave ficou inteiramente queimada.

 


 

27 SET - Particular - EMB 711ST Corisco Turbo - PT-RZK

 

A aeronave estava regressando do Aeroporto de Ponte Nova (SNCZ) para o Aeroporto de Divinópolis, ambos em Minas Gerais, tendo a bordo apenas seus dois tripulantes. Havia transportado uma passageira para Ponte Nova.

 

Na aproximação para o pouso, realizada ao anoitecer, a tripulação tentava manter condições visuais, mas a aeronave terminou por colidir com a copa de uma árvore, perdendo o controle e chocando-se com o solo.

 

O comandante e o co-piloto sofreram lesões leves e graves, respectivamente, ficando a aeronave seriamente avariada.

 


 

04 OUT - Particular - Maule M-7-235 - PT-OTR

 

A aeronave, tendo a bordo o piloto e três passageiros, decolou do Aeroporto de Bacacheri (SBBI), em Curitiba - PR para o Aeroporto de Navegantes - SC (SBNF).

 

Após a subida, o piloto contatou o Controle Curitiba, solicitando seguir diretamente para o município de Paranaguá - PR, de onde prosseguiria via litoral para Navegantes.

 

O APP Curitiba autorizou o desvio, desde que mantidas condições visuais.

 

O APP Curitiba perdeu o contato radar com a aeronave 15 minutos após esse contato rádio e os destroços da aeronave só foram localizados pelas equipes de busca no dia seguinte, tendo colidido com a Serra do Mar, próximo ao município de Guaratuba - PR.

 

Todos os quatro ocupantes faleceram.

 


 

04 OUT - AGRIFOR - Aeroagrícola Formehl - EMB-202 - PT-UKD

 

A aeronave decolou do Aeroporto de Cotriguaçu - MT (SWQT) para realizar um voo de aplicação de sementes em uma área distante 4 NM do aeródromo.

 

Após decolar e tomar a proa do destino, ocorreu o alijamento da carga simultaneamente à realização de uma curva para a esquerda.

 

Durante a execução dessa curva a aeronave veio a colidir com o solo, iniciando-se um incêndio que provocou danos graves na mesma.

 

O piloto faleceu no acidente.

 


 

10 OUT - Talla Táxi Aéreo - Cessna C- 210 L - PT-IKM

 

A aeronave decolou do Aeroporto Júlio César (SBJC), em Belém, com destino a Limoeiro do Ajuru, todo o voo no Estado do Pará. A bordo, o piloto e três passageiros.

 

Com 16 minutos de voo, a uma altitude de 2.500 pés, o motor da aeronave começou a falhar, terminando por parar totalmente.

 

O piloto efetuou um pouso de emergência em uma ilha espraiada (banco de areia) localizada no Rio Pará.

 

Todos os ocupantes saíram ilesos, porém a aeronave sofreu avarias graves.

 


 

20 OUT - TAVAJ Linhas Aéreas - Fokker 27 - PT-TVA

A aeronave decolou de Cruzeiro do Sul (SBCZ) com destino a Tarauacá (SBTK), de onde prosseguiria para Rio Branco (SBRB), tendo a bordo três tripulantes e vinte passageiros, todo o voo realizado no Estado do Acre.

 

Durante o pouso em Tarauacá, após tocar o solo, a aeronave perdeu o controle, vindo a sair da pista.

 

No trajeto que se seguiu, colidiu com diversos obstáculos (caixa de inspeção e estacas de proteção), além de elevações do terreno, sofrendo avarias graves.

 

Todos os vinte e três ocupantes saíram ilesos.

 


 

31 OUT - Uruguaiana Aviação Agrícola - EMB- 201 A (Ipanema) - PT-UGD

 

A aeronave decolou de uma pista na Granja Antônio Brizido, em Uruguaiana - RS, para um voo de pulverização de produto agrícola, levando apenas seu piloto.

 

Na final para o pouso ao término da aplicação, uma rês bovina cruzou a frente da aeronave.

 

Na manobra para se desviar do animal, o piloto cabrou a aeronave, vindo a tocar o solo com uma grande razão de afundamento, o que provocou graves avarias na mesma.

 

O piloto permaneceu ileso.

 


 

02 NOV - Particular - Cessna C-182 J - PT-CLI

 

A aeronave havia decolado de uma pista da Fazenda Porteira Velha, em Colniza - MT, tendo a bordo um condutor não habilitado e quatro passageiros.

 

O objetivo do voo era realizar uma semeadura de pasto em uma área próxima a uma floresta.

 

A aeronave havia sido adaptada irregularmente para esse tipo de aplicação, tendo sofrido alterações em sua aerodinâmica.

 

Ao realizar uma passagem baixa, ocorreu a colisão da asa esquerda com uma castanheira, o que ocasionou a perda de controle e a queda vertical na floresta.

 

Todos os cinco ocupantes faleceram e a aeronave sofreu avarias graves.

 


04 NOV - Particular - Cessna C-182 N - PT-DTF

 

A aeronave decolou de uma pista não registrada localizada em São Félix do Xingu - PA, para realizar o lançamento de sementes de feijão sobre uma área a cerca de 15 km da pista.

 

Havia duas pessoas a bordo, sendo que a que estava no comando da aeronave não possuía habilitação como piloto.

 

No regresso, o motor parou de funcionar e a aeronave realizou um pouso forçado na mata, sofrendo avarias graves.

 

Aquele que estava no comando permaneceu ileso e o passageiro sofreu ferimentos leves.

 


 

08 NOV - 4AS/Aero Agrícola Ariel Alfeu - EMB- 201 A (Ipanema) - PT-GVE

 

A aeronave havia decolado de uma pista na Granja Nossa Senhora de Fátima, município de Arroio Grande - RS. Tendo apenas seu piloto a bordo, estava realizando um voo de pulverização agrícola.

 

Tratava-se da 9ª decolagem do dia, e durante a aplicação do terceiro tiro o motor começou a apresentar problemas, fazendo com que a aeronave perdesse altura.

 

Não conseguindo sanar a pane, o piloto decidiu por um pouso forçado, colidindo com elevações do terreno e finalmente com um eucalipto.

 

Seguiu-se um incêndio que consumiu toda a aeronave. O piloto sofreu queimaduras graves.

 


 

14 NOV - Particular - EMB- 710 C (Carioca) - PT-NEM

 

A aeronave decolou com o piloto e um passageiro da Fazenda Santo Antônio, no município de Santana do Araguaia - PA para realizar um voo local.

 

O objetivo era verificar as condições da propriedade dentro dos limites da mesma, sendo que a autonomia da aeronave era de 01 (uma) hora.

 

Foi localizada dias após completamente destruída, tendo se chocado com o solo na Serra do Cachimbo.

 

Os dois ocupantes faleceram no acidente.

 


 

22 DE NOVEMBRO DE 2003

Air France

Boeing 777-228(ER)

Prefixo: F-GSPT

 

 

Em 22 de novembro de 2003, um Boeing 767 da companhia francesa Air France fez um pouso forçado no Aeroporto Pinto Martins. O procedimento de risco foi efetuado porque um dos motores da aeronave parou depois de explosão na turbina esquerda. O avião vinha de Paris com destino ao Rio de Janeiro. Havia 256 passageiros e oito tripulantes a bordo. Ninguém ficou ferido.

 


 

02 DE DEZEMBRO DE 2003

TAM

Fokker 100 (F28)

Prefixo: PT-MRU

 

Em 02 de dezembro de 2003, a aeronave Fokker 100, prefixo PT-MRU, da TAM, realizava o voo 3882, entre o Aeroporto Internacional de Brasília (DF) e o Aeroporto de Teresina (PI), levando a bordo 75 passageiros e cinco tripulantes.

 

Quando efetuava um procedimento visual para a cabeceira 20 no Aeródromo de Teresina, cumpriu os padrões operacionais previstos até a aproximação final.

 

Entretanto, quando na aproximação, com trens de pouso baixados a aeronave assumiu uma atitude cabrada e perdeu velocidade. Neste momento, a tripulação declarou alerta vermelho, conseguindo pousar a aeronave. Não houve danos à aeronave. Todos os tripulantes e passageiros saíram ilesos.

 

Clique aqui e veja o Relatório Final do Cenipa.

 


 

Você tem mais informações sobre estes ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


.

Fontes: ASN, Wikipédia e CENIPA.

Edição de texto e imagem: Jorge Tadeu da Silva


Ir para ACIDENTES BRASIL EM 2004

Ir para ACIDENTES BRASIL EM 2002

. . . .
Este site está em The Best Aviation Sites
. . . .

Desde 2006 ® Direitos Reservados - Jorge Tadeu da Silva