.

CLIQUE AQUI PARA VOLTAR À PÁGINA INICIAL

.

ACIDENTES AERONÁUTICOS

OCORRIDOS NO BRASIL EM 1953

.

MENU


ACIDENTES
AÉREOS NO
BRASIL

ACIDENTES
AÉREOS NO
MUNDO

ACIDENTES DE

HELICÓPTERO

NO BRASIL


O ACIDENTE

NO VOO 447

AIR FRANCE


A TRAGÉDIA

EM CONGONHAS

VOO 3054


O DESASTRE

NO VOO 1907

DA GOL


A TRAGÉDIA

COM O FOKKER 

 100 DA TAM


ACIDENTES

HISTÓRICOS

CAIXA-PRETA

VÍDEOS DE
ACIDENTES

AERONAVES

EMPRESAS AÉREAS

AEROPORTOS

INFORMAÇÕES

E SERVIÇOS


HISTÓRIA E

CURIOSIDADES


ARTIGOS

IMAGENS DE

ACIDENTES

NO BRASIL


IMAGENS DE

ACIDENTES

NO MUNDO


LINKS E
 PARCERIAS

Quer ser um

site parceiro?


FALE CONOSCO

FALE CONOSCO




ANUNCIE

NESTE SITE


 

14.09.1953

Loide Aéreo Nacional

Curtiss C-46A-1-CU

Prefixo: PP-LDM

 

 

Na segunda-feira, 14 de setembro de 1954, o Curtiss C-46 PP-LDM, partiu do Aeroporto de Congonhas com cinco tripulantes e 12 passageiros a bordo, para cumprir a primeira etapa de seu voo.

 

A tripulação era composta pelo piloto-comandante João Luís Freire de Faria, 36 anos, o copiloto Aldemar de Castro Magalhães, 36 anos, o radiotelegrafista Alberto Soares Resende, 42 anos, o despachante Ianari Quadros de França e o comissário de bordo Carlos Augusto Xavier Ferreira.

 

O avião levantou voo normalmente. Assim que atingiu certa altura, o comandante percebeu que algo não estava funcionando com regularidade. O motor esquerdo havia entrado em pane. Imediatamente, o comandante entrou em contato com o radiotelegrafista Resende para que se comunicasse com a Torre do Aeroporto de Congonhas avisando que teriam que retornar.

 

O PP-LDM iniciou o retorno a Congonhas, que sobrevoou por duas vezes, preparando-se para o pouso. Abruptamente, porém, a aeronave deixou de comunicar-se com a Torre e, pouco depois, chegava a notícia de que havia caído num bosque de eucaliptos, situado na região denominada Sete Praias, no Eldorado. Eram, então, exatamente 16:30 hs.

 

Após sobrevoar por duas vezes o aeroporto, o piloto Faria, manobrou a aeronave em direção ao pouso. Exatamente na última curva, o avião passou rapidamente a perder altura e acabou caindo no bosque de eucaliptos, abrindo uma enorme clareira, derrubando árvores enormes e perdendo nesse trajeto diversas peças, uma parte da asa esquerda, o trem de aterrissagem, parte de sua carga, entre outros itens.

 

A fuselagem do aparelho permaneceu intacta, pois apenas a sua frente e suas asas sofreram os impactos produzidos durante a queda.

 

Apesar do enorme susto, a maioria dos ocupantes escapou sem ferimentos.  Alguns foram hospitalizados para tratar de lesões conseqüentes dos sucessivos choques sofridos pelo aparelho de encontro às árvores.

 

Como o avião caiu de frente, a cabine comando ficou reduzida a escombros. O comandante Faria ficou ali, prensado em seu banco, gravemente ferido. Mesmo assim, antes de perder os sentidos, o piloto teve forças para desligar o contato e acionar os dois extintores, a fim de apagar o incêndio que se manifestava no motor em pane. Imediatamente socorrido, o comandante - tido como um herói em razão de sua perícia -, foi encaminhado ao Hospital das Clínicas, onde ficou internado.

 

Dada a gravidade da queda, foi considerado um milagre que nenhum dos ocupantes da aeronave tenha morrido no acidente.

 

Texto: Jorge Tadeu da Silva (baseado em reportagens dos jornais da época)

 

 

 

 

Reprodução/Folha da Noite

 


 

23.08.1953

REAL Transportes Aéreos

Douglas C-47-DL (DC-3)

Prefixo: PP-YQK

 

 

A noite e sob fortes rajadas de vento, o avião se acidentou na terceira tentativa de aterrissar no Aeroporto de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. Sem vítimas fatais.  

 

Causa provável

 

Erro de julgamento por parte do piloto em conduzir a aeronave abaixo da altitude de segurança prescrita em condições de fortes rajadas de vento e iluminação de solo insuficiente para pouso durante a noite, especialmente em condições meteorológicas adversas.

 


 

20.08.1953

Companhia Itaú de Transportes Aéreos

Curtiss C-46

Prefixo: PP-ITD

 

 

Aeronave com quatro tripulantes caiu e explodiu em chamas durante aterrissagem de emergência no Aeroporto de Corumbá, em Mato Grosso do Sul.

 

Três tripulantes morreram no acidente.

 


 

05.07.1953

Particular

Consolidated Landseaire Catalina

Prefixo: PT-APK

 

Aeronave convertida num verdadeiro “iate voador”, o Catalina acidentou-se ao se aproximar para o pouso próximo a Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo.

 


 

17.06.1953

Panair do Brasil

Lockheed L-049 Constellation

Prefixo: PP-PDA

 

 

O avião decolou para o voo 263 do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, com destino ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, levando a bordo sete tripulantes e 10 passageiros.

 

Decolando no horário programado, o Constellation seguiu a viagem para São Paulo sem contratempos.

 

Às 21:35 hs, a aeronave iniciou a aproximação para a aterrissagem na pista 34 (atual 35) do Aeroporto de Congonhas. Ao iniciar a curva para interceptar a reta final à pista de pouso, o avião subitamente perdeu altitude e desceu em direção ao solo causando uma grande explosão.

 

O PP-PDA havia caído, às 22:00 hs, na Vila de Americanópolis, a 4,5 km da cabeceira da pista 34, numa área – na época – pouco habitada.

 

Seus destroços foram rapidamente consumidos pelas chamas e nenhum de seus 17 ocupantes sobreviveu.

 

O jornalista Assis Chateaubriand havia embarcado no Constellation PP-PDA em Londres com destino a São Paulo após assistir a coroação da Rainha Elisabeth II.

 

Durante a escala no Recife, foi convencido por Etelvino Lins, então governados de Pernambuco, a acompanhar o ministro José Américo de Almeida, que seguiria para o Rio de Janeiro em outro avião. A insistência de Etelvino salvou a vida de Chateaubriand.

 

Causa provável

 

Presume-se que o acidente ocorreu devido a um erro de julgamento por parte da tripulação durante a aproximação para o pouso sob más condições de visibilidade à noite.

 

Texto por Jorge Tadeu da Silva (com informações do jornal Folha da Manhã e

do livro “O rastro da bruxa”, de Carlos Ari César Germano da Silva.

 

 

Reprodução/Folha da Manhã

 

Reprodução/ASN

 


 

27.03.1953

Transportes Aéreos Salvador

de Havilland DH-114 Heron 1B

Prefixo: PP-SLG

 

Já a meio caminho rolando pela pista para a decolagem do Aeroporto de Itapebi, na Bahia, o motor nº 2 da aeronave sofreu uma súbita perda de potência. A decolagem foi abortada, mas a tripulação não conseguiu parar o avião no que ainda restava de pista.

 

A aeronave ultrapassou o limite da mesma, foi de encontro a um barranco e ficou seriamente danificada. Os dois tripulantes e os 12 passageiros escaparam com vida.

 

Causa provável

 

Erro de julgamento por parte do piloto em não continuar a decolagem com os três motores ainda em funcionamento.

 


 

15.03.1953

Transportes Aéreos Catarinense

Douglas C-47A-DK (DC-3)

Prefixo: PP-AJA

 

 

Após decolar do Aeroporto de Salvador, na Bahia, o DC-3 apresentou problemas no motor nº 2. Ao retornar para o aeroporto, o avião subitamente perdeu altura e caiu pouco antes de alcançar a pista de pouso.

 

Sem vítimas fatais.

 


 

13.01.1953

Aeronorte

Lockheed 10A Electra

Prefixo: PP-NBC

 

Avião cargueiro se acidentou durante tentativa de pouso de emergência em Rosário, no Maranhão.

 

Os três tripulantes morreram.

 


 

Você tem mais informações sobre estes ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


.

Fontes: Folha da Manhã, Folha da Noite, Jornal do Brasil,

Correio da Manhã, ASN, BAAA-ACRO, Wikipédia e FAB.

Edição de texto e imagem: Jorge Tadeu da Silva


Voltar a página anterior

Ir para a página seguinte

. . . .
Este site está em The Best Aviation Sites
. . . .

Desde 2006 ® Direitos Reservados - Jorge Tadeu da Silva